Teresópolis toda na Internet

 

 

Análise das águas das fontes

Confira os resultados divulgados

Teresópolis, 02/09/2010 - Liberado pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels – o resultado da análise microbiológica da água das fontes da cidade, relativo às amostras coletadas em agosto. A fonte localizada no bairro Taumaturgo está imprópria para consumo devido à presença de coliformes fecais.

O monitoramento microbiológico da água das fontes é feito mensalmente pela Secretaria de Saúde através de coletas de amostras, que são enviadas ao LACENN/RJ, laboratório de referência para esse tipo de serviço.

O trabalho é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende a Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde, que determina a realização do monitoramento periódico. Porém, a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam. Por isso, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida.

Confira o resultado da análise:

Agosto/2010

• Fonte Taumaturgo - Imprópria para consumo*
• Fonte da Praça Taumaturgo – Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) - Própria para consumo
• Fonte Vila Muqui – Própria para consumo
• Fonte de Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Santa Angela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo

*Tendo em vista os resultados, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a adoção das seguintes medidas: 1) Providenciar, em caráter de urgência, sistema de desinfecção (cloração) para todas as fontes, inclusive das que se encontram próprias para consumo, em cumprimento à Portaria nº 518/04, do Ministério da Saúde; 2) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui