Teresópolis toda na Internet

 

 

População acompanhará projetos da Prefeitura via web

Projetos da Agenda 2012 foram apresentados

Prefeito Jorge Mario - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêTeresópolis, 02/09/2010 - A Prefeitura Municipal apresentou à Imprensa e convidados, nesta noite de quarta-feira, dia 1º, a Agenda 2012 - Plano de Metas e Indicadores de Teresópolis.

Elaborada a partir das diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Social (PDDS) - criado através da Lei Municipal 079/06 -, a Agenda 2012 lista os diversos projetos que a Prefeitura Municipal possui para que os indicadores da cidade e a qualidade de vida sejam elevados nos próximos anos.

Estiveram presentes na apresentação da Agenda 2012 o Prefeito Jorge Mario, os Secretários Municipais, o Presidente do Movimento Nossa Teresópolis, Rogério Féo, autoridades representativas da cidade e imprensa local.

Sec. José Alexandre - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêDivididos em quatro grandes blocos, que abrangem as políticas sociais, geração de trabalho e renda, gestão pública democrática e uso sustentável do território urbano e rural, os projetos de cada Secretaria foram listados e apresentados de forma geral aos presentes pelo Secretário de Governo, José Alexandre. Foram mostrados desde projetos simples, como a redução de gastos com eletricidade, aos mais ambiciosos, como a construção e funcionamento do Hospital Municipal até dezembro de 2012.

Sec. Nassouh Ejje - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêUma novidade que merece destaque na apresentação foi a criação do SiGEOR - Sistema de Gestão Estratégica de Projetos Orientada para Resultados.

Desenvolvido pelo Sebrae, o Sistema permite que toda a população acompanhe, detalhadamente, o andamento de todos os projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, desde sua criação e licitações, até a execução e conclusão. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, falou sobre o novo recurso.
 

O Sistema mostra se os prazos estão sendo cumpridos em uma barra colorida, que demonstra o andamento de cada projeto, além do percentual do dinheiro já aplicado, do tempo transcorrido e do que já foi feito. O SiGEOR indica ainda quem são os Secretários Municipais responsáveis por cada projeto, com e-mail e telefone de contato, para que a população possa cobrar providências que estejam fora do prazo.

Página de um projeto de Teresópolis no SiGEOR - Reprodução da webPara consultar o SiGEOR, basta acessar o site da Prefeitura Municipal - http://www.teresopolis.rj.gov.br - e clicar em "AGENDA 2012" (figura no lado direito da tela). Aberta a nova página, clique no canto superior direito em "Visitante". Na janela que é aberta, os projetos são divididos em três blocos. Clique em um dos tipos de projeto para visualizá-los.

No momento, o sistema ainda está em fase de acompanhamento nos servidores do Sebrae, razão pela qual existem listas de projetos de outros municípios no Sistema. Cada projeto possui uma página única, com os detalhes. Dentro da página do projeto, experimente clicar no botão "Gerenciamento": uma descrição passo a passo do que está acontecendo é exibida.

Presidente do Nossa Teresópolis, Rogério Féo - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêExiste ainda uma parte interna do SiGEOR que promove um controle da própria Prefeitura sobre os projetos. Internamente, são delegadas responsabilidades às Secretarias e funcionários, que devem seguir os prazos determinados. Prolongamento de prazos só podem ser efetuados com o login e senha do Prefeito, e devem ser justificados.

O Presidente do Movimento Nossa Teresópolis, Rogério Féo, ressaltou que Teresópolis foi a segunda cidade do Brasil a possuir um plano de metas. O Movimento representou a sociedade quando, em 2008, a Câmara Municipal aprovou a "Lei da Transparência", que estabeleceu a obrigatoriedade de apresentação do Programa de Governo do Prefeito eleito.

A Prefeitura Municipal apresentou ainda duas novas formas de acompanhar a Agenda 2012 - através do Twitter, pelo @tereagenda2012 , ou pelo Orkut, através do perfil teresopolisagenda2012 . É a Internet, mais uma vez, funcionando como meio de acompanhamento e fiscalização do povo sobre o poder público, possibilitando a troca e a divulgação de informações como jamais havia sido possível anteriormente.

Portal Terê

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui