Teresópolis toda na Internet

 

 

Corredor Cultural da Região Serrana

Proposta aprovada por gestores de cultura

Sec. de Cultura Wanderley PeresTeresópolis, 01/09/2010 - Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura na última segunda-feira, 30, em Bom Jardim, o primeiro Encontro Regional de Cultura definiu a necessidade de se criar, urgentemente, um corredor cultural visando promover a regionalização da cultura dos 13 municípios que compõem a Região Serrana, rica em diversas manifestações artísticas.

“O Boi, a folia de reis, o mineiro pau, os artistas seresteiros, os sanfoneiros, e tantos outros músicos de raiz que sobrevivem, anonimamente, na Região Serrana, precisam se conhecer. O corredor cultural será uma forma de valorizar a arte popular, de fazermos conhecida a nossa verdadeira arte, manifesta de diversas formas e em intensidade variada nos municípios da região”, defendeu o Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, presente no encontro.

Com a proposta de definir caminhos para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, o encontro de gestores de cultura da Região Serrana serviu também para fazer perceber como a cultura é vista de forma diferente nos municípios vizinhos. Agregada à educação, ou ao turismo, ou ao esporte, ou mesmo ao gabinete do prefeito, a pasta da Cultura enfrenta, no entanto, problemas parecidos em todo canto. Falta dinheiro e os mais essenciais recursos para a correta gestão da cultura.

“Conhecer como a cultura é feita nos municípios vizinhos é um aprendizado muito interessante. Então, vale a pena o encontro dos secretários nesse encontro mensal”, defendeu o Secretário de Turismo e Cultura de Bom Jardim, Déscio Luiz Freire. Outro secretário presente ao encontro, Roosevelt Concy, de Nova Friburgo, lembrou que existem experiências num município que podem ser aproveitadas por outros. “Precisamos ultrapassar os limites da cidade para nos conhecermos melhor”, completou o Secretário de Cultura de Cachoeiras de Macaco, Sílvio Leal.

O evento foi aberto oficialmente pelo Secretário de Cultura de Bom Jardim, Disse Luiz Freire, que destacou a importância dos municípios trocarem experiências. Presente ao encontro, o assessor da Secretaria Estadual de Cultura, Del mar Cavalcante, enfatizou a relevância da boa relação entre as secretarias municipais e do interesse dos gestores de cada município. “Vivemos um momento de construção de políticas públicas do Brasil que só podem ser efetivadas se forem integradas. É importante a relação do Estado com os municípios, assim como é fundamental a iniciativa e a integração de cada uma das secretarias municipais”, disse.

Participaram do Encontro Regional de Cultura em Bom Jardim os seguintes gestores públicos: assessor da Secretaria Estadual de Cultura, Del mar José Cavalcante da Silva; Secretário de Cultura de Nova Friburgo, Roosevelt Serafim Cony; Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Cachoeiras de Macacu, Silvio Leal da Conceição; Secretário Municipal de Cultura de Cordeiro, Alessandro Convenceu; Diretor da Casa da Cultura de Santa Maria Madalena, Jogar Pereira Dias; Secretária de Cultura de Trajano de Moraes, Rosseline Almeida de Carvalho, e Subsecretária de Educação do município, Maria Helena Natividade Pereira; assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Macuco, Maria Tereza Carvalho; Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, e pesquisador Romildo Pires Machado; Secretário de Cultura de Bom Jardim, Déscio Luiz Freire, e o representante da sociedade civil da Região Serrana, Nobel Medeiros.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 30 de setembro, a partir das 9h30, em Macuco, quando os gestores vão mostrar as conquistas da cultura em seus municípios.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui