Teresópolis toda na Internet

 

 

Prevenção à Saúde Masculina

Conscientização para os homensA programação contou com aferição de pressão, teste de glicemia e realização de consultas médicas e de enfermagem - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 01/09/2010 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Saúde, está fortalecendo as ações focadas na saúde da população masculina com idade entre 20 e 60 anos.

Com o objetivo de realizar um diagnóstico local, bem como sensibilizar o público masculino a procurar o médico e cuidar melhor da sua saúde, o Posto de Saúde da Família (PSF) da Barra realizou no último domingo, 29 de agosto, uma programação em comemoração à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, implantada em 27 de agosto de 2009.

A atividade reuniu cerca de 50 homens, das 9 às 14 horas, e priorizou os clientes que moram na área de abrangência do posto: Barra do Imbuí, Loteamento Féo e Espanhol. A programação contou com aferição de pressão, realização de consultas médicas e de enfermagem para a prevenção do câncer de próstata, palestras e grupos de orientação para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, doenças cardiovasculares, como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes.

Para o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, é importante que o homem seja sensibilizado sobre os cuidados que deve ter com a saúde. “A classe masculina se preocupa menos com a saúde do que as mulheres, o que pode retardar o tratamento e dificultar a cura. O homem precisa procurar com mais frequência o médico e fazer exames gerais para saber como está sua saúde. Nós queremos focar o atendimento na atenção básica, para que o homem vá ao posto de saúde para fazer consultas de prevenção”, disse o secretário.

Segundo a médica responsável pelo projeto, Ana Paula Roque Pinto, o foco da ação foi estimular a informação, educação e comunicação para promover melhorias na saúde do homem. A enfermeira Sandra Faitão comentou sobre a importância dessas ações. “Achei o evento bastante positivo. O interesse dos homens pela sua saúde cresceu bastante desde o ano passado, quando realizamos esta ação pela primeira vez. Tivemos a oportunidade de detectar novos casos de diabetes e hipertensão, o que enfatiza a importância dessas atividades”, ressaltou Sandra.

Dados do Ministério da Saúde

De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2007, a cada três pessoas que morreram no Brasil com idades entre 20 e 59 anos, duas são homens. Se analisarmos os óbitos de brasileiros entre 20 e 30 anos, tal proporção sobe para quatro em cada cinco mortes. De acordo com o sistema, de todos os óbitos que ocorrem no país, os homens correspondem a quase 60% e as principais causas de morte na população masculina são as doenças do aparelho circulatório, as causas externas, como homicídios e acidentes, e o câncer, respectivamente. Informações do ‘Vigitel Brasil 2008’, um sistema de vigilância para doenças crônicas, realizado por meio telefônico, apontam que fatores de risco para diversas doenças, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o excesso de peso, são mais frequentes entre homens que entre mulheres. Por outro lado, o consumo regular de frutas, verduras e legumes, fator de proteção para a saúde, é menor na população masculina.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui