Teresópolis toda na Internet

 

 

Demandas da Região 8

Mais uma plenária do Orçamento Participativo

Secretária Denise Lobato coordena plenária do Orçamento Participativo na Granja Guarani - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 31/08/2010 - Dando continuidade à etapa de realização de plenárias populares do Orçamento Participativo 2010/2011, aconteceu mais um encontro na última segunda, 30, na Capela Imaculado Coração de Maria, localizada na comunidade do Largo do Machadinho, na Granja Guarani. Desta vez, reunindo moradores da Região 8, formada pelos bairros Granja Guarani, Parque do Ingá, Iúcas, Cascata dos Amores, Jardim Cascata e Taumaturgo.

Foram votadas três demandas prioritárias: reasfaltamento das principais ruas da Granja Guarani, reforma do mirante do bairro e a revitalização do Lago Iacy, com sua transformação em área de cultura, esporte e lazer. Iluminação pública e derrubada das antigas casinhas de lixo, com a sua substituição por caçambas e ecopontos, completaram as prioridades definidas pelos moradores.

Os quatro delegados que representavam a Região 8 em 2009 foram reeleitos: Júlio Cesar Claudio, Armindo Coelho, Fernando Pinto Alves e Roberto Mauro da Costa. Foram eleitos ainda dois suplentes: Leonardo dos Santos Calazans e Paulo Roberto dos Santos Silva.

Duas demandas apresentadas pela Região 8 no ano passado para serem executadas em 2010 estão em andamento: a ampliação da Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, e o tratamento de esgoto no bairro, obra custeada com recursos do Programa Estadual de Tratamento de Esgoto. A obra de saneamento básico já passou pela fase de licitação para contratação de empresa responsável pela elaboração de projeto.

Em relação à reforma da escola, foi formada uma comissão, composta por representantes do Conselho Escolar, da direção do colégio e da associação de moradores. Eles vão participar de reunião com representante da Secretaria de Educação e com o fiscal designado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos para acompanhar a obra. “Esse grupo vai se tornar responsável por acompanhar a execução da obra, para que o cronograma seja cumprido e que o projeto seja bem executado”, explicou a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato.

Para Armindo Coelho, que é diretor da Associação de Moradores da Granja Guarani, a plenária foi bastante participativa, com o posicionamento da comunidade a respeito dos problemas do bairro. “Democracia é isso”, comentou. Também diretor da Associação de Moradores, Leonardo dos Santos Calazans concordou. “Através das plenárias do Orçamento Participativo as pessoas podem se comunicar diretamente com a Prefeitura e repassar as demandas de suas comunidades”, finalizou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui