Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura nos Bairros Quinta Lebrão

Trupe animou a comunidadeA trupe do teatro de rua interagiu com a comunidade - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 31/08/2010 - A comunidade da Quinta Lebrão se divertiu na tarde dp último domingo, 29 de agosto, com o projeto Cultura nos Bairros. Foi uma tarde de festa, com inúmeras atividades de animação cultural, teatro, contação de história e música, que alegraram adultos e crianças.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo, abrindo oportunidade para os artistas locais.

Victor Alves e Mateus Lopes apresentaram jogadas de capoeira - Foto: Cláudio FurtadoPara o secretário de Cultura, Wanderley Peres, o Cultura nos Bairros cumpriu mais uma vez seu objetivo.

“Nosso intuito é atender principalmente aqueles que não podem ir ao centro da cidade em busca de cultura e lazer. E foi exatamente isso que realizamos na Quinta Lebrão. A expressão de satisfação da comunidade nos dá uma grande sensação de dever cumprido e também representa a maior prova de que o caminho é esse. Hoje, o Cultura nos Bairros é um dos nossos carros-chefes e, em breve, com os recursos obtidos através do Padec, o projeto terá novidades, levando ainda mais arte e entretenimento às comunidades”, afirmou.

Na Quinta Lebrão, as atrações foram realizadas ao ar livre, em frente à sede da Associação de Moradores do bairro. A trupe do teatro de rua abriu o evento, utilizando fantasias e acessórios e interagindo com a comunidade. Logo depois, foi a vez do grupo de teatro Mambemberê, que apresentou o espetáculo ‘Transitando’, criado para o encerramento da Semana de Educação no Trânsito. Formado por Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Maura Ferreira, Thiago Hausen e Diego Prata, o grupo encenou diversos esquetes, abordando as questões ligadas à educação e à segurança no trânsito.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro encantou a plateia com seus repentes e canções como ‘Coração de Papel’ e ‘Estúpido Cupido’. Em seguida, teve início a participação da comunidade com Vinicius Correa dos Santos interpretando com Michael Jackson, nas músicas ‘Billie Jean’ e ‘Smooth Criminal’. Logo depois, Victor Alves e Mateus Lopes deram show ao apresentarem jogadas de capoeira. “Muito bacana toda essa festa. Quando o projeto voltar aqui, quero me apresentar de novo”, disse o animado Victor, aluno da Escola Estadual Municipalizada Hermínia Josetti.A criançada se divertiu com a contação de histórias - Foto: Cláudio Furtado

Outra atração que chamou a atenção do público, principalmente as crianças, foi a contação de histórias. Coordenadora do projeto, a professora Adalgisa de Carvalho encantou a garotada com o conto popular brasileiro ‘Cobra Norato’.

Mais uma vez a comunidade marcou presença com o músico José Rodrigues dos Santos, que animou o público cantando ‘O uirapuru da saudade’ numa homenagem a Teresópolis. Os pequenos, Pedro Lucas da Silva e Juliana Morais Lopes, também se apresentaram e emocionaram ao cantar ‘Meteoro’, de Luan Santana.


A tarde de festa teve ainda a participação de Paulo Medeiros, que animou a plateia com sucessos do grupo Raça Negra e da Jovem Guarda. As atividades foram encerradas com o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira que deu um show de forró e música de quadrilha, acompanhado de Francisco Correas e Magno Oliveira Lima.

O vice-presidente da Associação de Moradores da Quinta Lebrão (Amaquil), Ezequias Santos, prestigiou a programação e ficou bastante satisfeito. “Uma importante semente foi plantada aqui hoje, unindo esforços e gerando o envolvimento da comunidade que, certamente, teve uma tarde de muita alegria. Só temos a agradecer à Secretaria de Cultura pela dedicação e dar os parabéns por este projeto tão bem sucedido”, comentou.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros completou um ano em junho. Dezoito comunidades foram visitadas no ano passado e, este ano, a equipe já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande, Pimentel, Canoas, Pinheiros, Água Quente, Pessegueiros e Quinta Lebrão. A próxima edição está marcada para 12 de setembro, em Prata dos Aredes.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui