Teresópolis toda na Internet

 

 

'Prefeito nos Bairros' esteve no interior

3º Distrito mostrou suas necessidades

Prefeito Jorge Mario recebe os líderes comunitários do 3º Distrito na oitava edição do ‘Prefeitos nos Bairros’ - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 31/08/2010 - No último sábado, 28, o Projeto ‘Prefeito nos Bairros’ esteve em Vargem Grande, no 3º Distrito, marcando presença pela primeira vez na zona rural do município. O projeto foi criado para aproximar a Prefeitura da população, a fim de agilizar e dar maior resolutividade aos problemas dos bairros da cidade e interior.

O Prefeito Jorge Mario e os secretários de sua equipe de governo ouviram as demandas encaminhadas pelos moradores, presidentes de associações de moradores e líderes comunitários de várias localidades da região, como Vargem Grande, Imbiú, Vieira, Vale dos Cedrinhos e Serrinha. Também foi recebida a diretoria da Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Fazenda Suíça, Brejal e Parque Boa União, no 2º Distrito. Os moradores da região ainda contaram com serviços de saúde, como medição de pressão arterial e atendimento odontológico.

Foto: Marco EstevesO atendimento aconteceu na Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, das 9h às 16h30. Iluminação pública, recuperação de estradas vicinais, ampliação do número de vagas em creche, segurança pública, melhoria do transporte coletivo, criação de áreas para a prática de esporte e lazer e melhoria do PSF de Vargem Grande foram as principais demandas apresentadas. Também foi recebido o Conselho Escolar da Escola Municipal Neidy Angélica, que solicitou a criação de oficinas profissionalizantes para os jovens e a ampliação do muro da escola.

O Prefeito Jorge Mario comemorou o sucesso da primeira edição do ‘Prefeito nos Bairros’ realizada na zona rural de Teresópolis.

“Estamos percorrendo todas as regiões do município e, em breve, estaremos no 2º Distrito. Percebemos que a população tem consciência da importância desse projeto, com as pessoas apresentando demandas e fazendo solicitações que atendem os interesses da comunidade. Pretendemos realizar o ‘Prefeito nos Bairros’ com ainda mais frequência, para contemplar um número maior de comunidades. É a oportunidade de ouvir os moradores, debater os problemas e buscar soluções em conjunto”, avaliou o Prefeito.

Secretários José Alexandre Almeida (Governo) e Luiz Antonio da Costa (Obras e Serviços Públicos) atendem morador na oitava edição do ‘Prefeito nos Bairros’ - Foto: Marco EstevesSegundo o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, o ‘Prefeito nos Bairros’ vem cumprindo o objetivo de aproximar o Governo Jorge Mario das principais demandas da cidade. “O contato direto com a população é muito importante, com o Prefeito presente nas comunidades, junto com seus secretários. Tivemos um êxito muito grande no primeiro ano do Projeto, com as ações do governo atribuídas a esse contato direto com os cidadãos”, analisou.

Para a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, que coordena o Projeto, os moradores do interior aprovaram a atenção recebida do Governo Municipal através do ‘Prefeito nos Bairros’. “Pela primeira vez o interior recebeu o Prefeito e toda a sua equipe, que ouviram as suas reivindicações e encaminharam para uma solução. A próxima edição do Projeto será realizada em setembro, no 2º Distrito”, informou.

Principais demandas encaminhadas

Sobre iluminação pública, uma das principais demandas apresentadas, o Prefeito Jorge Mario esclareceu que a Prefeitura concluiu a licitação para a manutenção da rede. A empresa contratada está montando uma estratégia de recomposição do serviço. “Todo o município está sendo percorrido, cidade e interior, para a elaboração do projeto de colocação e troca de braços de luz e reposição de lâmpadas. Estão sendo levantados os pontos mais críticos para definir a ordem de prioridade, com atenção especial às demandas apresentadas no ‘Prefeito nos Bairros’”, esclareceu Jorge Mario.

Secretário de Agricultura Fernando Mendes ouve demanda de moradora da localidade de Venda Nova - Foto: Marco EstevesEm relação à recuperação das estradas vicinais, para o escoamento da produção agrícola, o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes, informou que o trabalho é realizado nos pontos críticos levantados ao longo dos cerca de 700 quilômetros de vias públicas da zona rural. Roçada, ensaibramento, patrolamento, colocação de bica corrida e operação tapa-buracos já foram realizados em trechos de estradas de mais de vinte localidades do 2º e do 3º Distritos.

“Temos feito um trabalho exaustivo de manutenção e prevenção, dentro dos recursos disponíveis, para atender as principais demandas do meio rural. Priorizamos as estradas de maior fluxo. O serviço é auxiliado pela patrulha mecanizada, do Governo Estadual, que atualmente se encontra no 2º Distrito”.

Quanto à ampliação do número de vagas em creches, a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, explicou que a Prefeitura tem encaminhadas algumas alternativas para atender as famílias do 3º Distrito. “Temos um projeto em Vargem Grande, onde existe uma escola desativada cujo prédio pertence ao Governo do Estado. Solicitamos que o imóvel seja cedido ao Município, para ser adaptado e transformado em creche. Em Venda Nova, a Prefeitura busca a parceria da própria comunidade, para a criação de creches comunitárias, que funcionariam em convênio com a Prefeitura”, adiantou Magali.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui