Teresópolis toda na Internet

 

 

A história do dinheiro no Mundo

Confira a exposição na Casa da Memória

Cédulas nacionais e estrangeiras podem ser vistas na mostra - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 27/08/2010 - Segue a pleno vapor, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), a exposição “Pecuniae memoria” (Memórias do dinheiro), que reúne selos, moedas e cédulas históricas. A mostra, que integra o calendário de exposições da Secretaria de Cultura, ainda pode ser vista até o dia 4 de setembro, de segunda a sábado, das 13h às 17h.

Expostos em painéis e vitrines, a exposição conta com aproximadamente mil itens, entre selos postais, moedas e cédulas de dinheiro brasileiras e estrangeiras, pertencentes às coleções do numismata Mario Figueiredo e do filatelista Ivo Ferreira de Carvalho.

Moedas também têm espaço especial - Foto: Cláudio FurtadoEntre os elementos, destaque para as cédulas de dinheiro estrangeiro, para os modelos das novas cédulas do Real, que entrarão em circulação entre 2010 e 2012, e para o selo comemorativo dos 50 anos da conquista do Dedo de Deus, emitido pelos Correios em abril de 1962.

“Além de apresentar as coleções, o objetivo da mostra é contar uma parte dessa longa história econômica, social e cultural, desde o surgimento da ideia de moeda até os dias atuais”, explica Romildo Pires, da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, curador da exposição, que tem a supervisão do coordenador de exposições, Ricardo Guarilha.

“Através de exposições como esta, a Prefeitura investe na reconstrução e na preservação da identidade cultural do município, facilitando o acesso do público ao conhecimento. Neste caso, em especial, estamos não apenas resgatando a história da cidade, mas sim, um capítulo importante e rico da história do Brasil e de outros países. Temos, por exemplo, uma moeda de 80 Réis, de 1771, ano em que o Brasil era ainda colônia de Portugal, além de cédulas brasileiras das décadas de 1960 e 1970, de moedas como Cruzeiro, Cruzado e Cruzeiro Novo. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que a mostra entra em seus últimos dias.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui