Teresópolis toda na Internet

 

 

Quadra lotada na plenária da Região 6

Prioridades dos bairros do Alto, Araras e arredoresMoradores lotam a quadra da Escola Municipal Helena de Paula Tavares, em Araras, na plenária do Orçamento Participativo - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 25/08/2010 - Seguindo o programa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, foi realizada na noite da última segunda-feira, 23, mais uma plenária do OP, definindo as demandas da população para 2011.

Desta vez os participantes foram os moradores da Região 6 que abrange os bairros do Alto, Fátima, Araras, Soberbo, Caxangá, Santa Cecília, Barroso e Carlos Guinle. O encontro aconteceu na Escola Municipal Helena de Paula Tavares, em Araras, e contou com a presença de 165 pessoas.

Secretária de Orçamento Paricipativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, explica o programa aos 165 presentes - Foto: Roberto FerreiraDurante a plenária, a Secretária de Orçamento Paricipativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, informou aos moradores algumas das realizações do governo Jorge Mario.

Exemplos como a inscrição de 18 escolas da rede publica municipal no programa do MEC, ‘Mais Educação’, revitalização dos atrativos turísticos (Fonte Judith e Feirinha de Teresópolis), criação do Espaço Mulher e do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), implantação da coleta seletiva, Operação trabalho, Pró Jovem, Planseq Turismo, UPA 24 Horas, abertura de CTI exclusivo do SUS no Hospital São José, entre outras realizações, foram destacadas.

Durante a reunião os moradores puderam expor suas propostas e votaram nas que consideram mais urgentes. As demandas escolhidas pela população foram: aumento das vagas de capacitação profissional no CRAS do Barroso (32 votos), saneamento do Rio Paquequer (30), colocação de caçambas de lixo e entulho na região, com prioridade para as margens do rio (27) e construção de quadra no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima. Os delegados eleitos foram: Jorge Cotoman (Santa Cecília), Priscilla Assunção (Santa Cecília), Natália Abreu de Rezende (Araras), Benedito Silveira (Caxangá) e Margarete Toledo (Fátima).

Jorge Cotoman, eleito delegado do OP e morador há 25 anos do bairro de Santa Cecília, admitiu que quando existe participação ativa da população, os resultados das reuniões são bastante satisfatórios. “Para mim o ápice desse programa também é o pensamento comunitário da população como um todo. Podemos perceber que algumas pessoas entendem que as necessidades de outro bairro são mais urgentes do que as do seu próprio bairro. Esse é um comportamento social bem ajustado”, completou Jorge.

Para Adriano Pacheco, agricultor, que há seis meses mudou-se para Teresópolis com a perspectiva de uma vida melhor para sua família, a reunião foi uma agradável surpresa. “É a primeira vez que participo de uma plenária do Orçamento Participativo e é muito bom saber que a cidade que escolhi para viver tem um governo que se preocupa com o que a gente pensa”. A jovem Carina Dias Ferreira, de 18 anos, também concordou que é importante participar. “O cidadão precisa tomar parte desse processo de decisão com o dinheiro público. Afinal somos nós que pagamos os impostos”.

Confira as próximas plenárias:

Dia 25 (quarta) – Região 7: Meudon, Jardim Meudon, Bom Retiro, Ermitage, Vale da Revolta - Local: Igreja Santa Rita de Cássia (Rua Melvin Jones, 315 - Meudon);

Dia 30 (segunda) – Região 8: Granja Guarani, Jardim Cascata, Iúcas, Taumaturgo, Parque do Ingá, Cascata dos Amores - Local: Capela Igreja Imaculado Coração de Maria (Largo do Machadinho – Granja Guarani)

Plenárias em setembro no interior:

Dia 3 (sexta) – 3º Distrito, 19h: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 - Venda Nova);

Dia 4 (sábado) – 2º Distrito, 15h: Clube em Providência (Estrada Rio-Bahia, km 60,5)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui