Teresópolis toda na Internet

 

 

Asma? Evento especial na cidade

Diversas palestras no sábado, confira

Teresópolis, 24/08/2010 - Com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, a Associação Brasileira de Asmático (ABRA), promove, no próximo sábado, dia 28 de agosto, a palestra “Educar para vencer a Asma”. O evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das alergias respiratórias como rinite, sinusite e asma, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

O evento é gratuito e acontece das 9h ao 12h, no Teatro Municipal localizado no 2º piso da Prefeitura. A programação conta com duas palestras sobre, gripe e rinite alérgica e imunização, ambas ministradas respectivamente pelo médico alergista Dr. Oswaldo Fortes e pela médica infectologista, Dra. Ednéia Tayt Sohn Moço. A iniciativa tem o objetivo de combater as doenças alérgicas respiratórias, recorrentes nesta época do ano.

De acordo com uma estatística mundial feita pelo ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Childhood), o número de crianças alérgicas cresceu nos últimos dez anos. No Brasil, a rinite alérgica atinge 26% das crianças e cerca de 30% dos adolescentes brasileiros. As alergias não têm cura, portanto, tratar a doença de maneira correta é a melhor forma de enfrentar o problema.

A Associação Brasileira de Asmáticos é uma sociedade civil de intuitos não lucrativos, e cujo objetivo é divulgar conhecimentos relacionados com a Alergia Respiratória, sobretudo em relação à Asma. Existe hoje, no mundo todo, uma grande preocupação em relação ao incremento das doenças alérgicas, ao ponto dessa situação ser considerada um problema de saúde pública. Por outro lado os casos de asma aumentam numa proporção crescente, apesar dos modernos tratamentos, o que obviamente causa preocupação.

A ABRA foi criada no Rio de Janeiro, há 15 anos, para ajudar médicos e pacientes no tratamento da asma. Está aberta para todos: médicos, pacientes, familiares, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de saúde de maneia geral, professores, enfim, a todas as pessoas que estejam envolvidas ou desejem simplesmente conhecer melhor a asma. A ABRA não possui ambulatórios ou consultórios para tratar a asma. O trabalho educativo é feito através das palestras mensais, onde médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde apresentam temas e esclarecem dúvidas, em livre debate com a platéia.

Durante o intervalo das palestras haverá um coffe break e ao final do evento sorteios de brindes.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui