Teresópolis toda na Internet

 

 

Associação de Municípios em Teresópolis

Encontro Regional aconteceu na cidadePrefeito Jorge Mario, anfitrião do encontro regional da ABM-RJ em Teresópolis - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 24/08/2010 - Realizado na última quarta, 18, em Teresópolis, um encontro regional da ABM-RJ (Associação Brasileira de Municípios Seção Rio de Janeiro). A pedido do presidente da instituição, Carlos Pereira, que é Prefeito de Tanguá, a coordenação da reunião ficou a cargo do Prefeito Jorge Mario, que é Vice-presidente da ABM-RJ na Região Serrana.

Foram convidados a participar gestores de doze municípios – Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sapucaia, Três Rios, Comendador Levy Gasparian e Itaperuna.

O encontro teve como pauta a orientação dos prefeitos e de suas equipes técnicas para a elaboração de projetos destinados à captação de recursos, junto ao Governo Federal. Trata-se de verbas destinadas para obras de saneamento básico, com foco no tratamento de esgoto, tratamento de água, destinação final e reciclagem de lixo. A capacitação ficou a cargo do coordenador da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Rio de Janeiro, Marcos Muffareg.

Presidente da ABM-RJ, Carlos Pereira, que é Prefeito de Tanguá - Foto: Roberto Ferreira“Os gestores municipais devem aproveitar a boa parceria com o Governo Federal e se informar sobre o caminho a tomar para captar recursos e viabilizar obras de saneamento. E isso passa pela elaboração de projetos”, explicou o Prefeito Jorge Mario, anfitrião do encontro, e que acompanhou a reunião junto com os secretários municipais José Alexandre Almeida (Governo), Adriano Guedes Carneiro (Planejamento, Luiz Antonio da Costa (Obras e Serviços Públicos) e Maurílio Schiavo (Saúde).

“Muitas vezes o encontro é feito no Rio de Janeiro, mas por motivos diversos poucos prefeitos comparecem. Por isso a ABM-RJ decidiu realizar uma rodada de visitas aos municípios, por região, para que todos possam ser beneficiados com os programas do Governo Federal”, esclareceu o Prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, que é Presidente da Associação Brasileira de Municípios Seção Rio de Janeiro.

O coordenador regional da Funasa, Marcos Muffareg, fez questão de destacar que o órgão é parceiro dos municípios. “A Funasa é um órgão do Ministério da Saúde que tem como principal função financiar atividades de saneamento para melhorar a saúde da população. Em Teresópolis estamos ajudando a financiar o aterro sanitário de maneira consorciada, em parceria com o Governo do Estado”, informou.

Durante o encontro, Marcos Muffareg apresentou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) / Funasa, que vai garantir mais ações de saneamento em pequenas comunidades brasileiras, com até 50 mil habitantes. Porém, municípios com mais de 50 mil habitantes também podem ser beneficiados com ações da União. Muffareg esclareceu as regras para que os gestores públicos municipais possam habilitar suas cidades. “Não faltam recursos do Governo Federal, faltam projetos. Existe um montante significativo de verbas paradas por conta disso. Sem projetos não há como evoluir, nem habilitar os municípios a receber recursos para obras de saneamento”, salientou.

Presente na reunião, o Prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Adilson Faraco, aprovou a regionalização dos encontros. “É uma reunião proveitosa que vai trazer benefício para todas as cidades”, destacou, informando que a Funasa já liberou recursos para importantes obras no seu município, como para a instalação de duas estações de tratamento de água, a construção de poços artesianos e a troca da tubulação da rede de distribuição de água, que era de amianto e foi substituída por canos de ferro. O Prefeito Adilson Faraco participou do encontro acompanhado dos secretários de Obras, Educação, Agricultura e de Meio Ambiente, e também dos vereadores Otacílio Ferreira de Lima, José Carlos Pacheco Furtado e Sebastião Célio Ferreira.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui