Teresópolis toda na Internet

 

 

Debates na plenária da Região 5

Orçamento Participativo prossegue

Teresópolis, 20/08/2010 - A participação expressiva de moradores, especialmente do bairro Corta Vento, debates calorosos e a presença dos alunos do curso superior de Turismo da UERJ marcaram a plenária da Região 5 do Orçamento Participativo.

Realizada na noite da última quarta, 18, na Escola Municipal Antonio Santiago, em Agriões, a plenária reuniu 89 pessoas. Também prestigiaram a reunião o Secretário de Planejamento Adriano Guedes Carneiro e os Subsecretários Lis Caberlon (Orçamento), Luiz Barbosa Neto (Agricultura) e Otto Vannier (Esportes e Lazer).

Das 11 demandas apresentadas, as mais votadas foram a construção de um PSF no Corta Vento, a reforma da Escola Municipal Manoel Alves Moreira, também no Corta Vento, e o asfaltamento das ruas do Jardim Serrano.

De acordo com o número de presentes, foram eleitos oito delegados: Zé Waitz, Sidney Nunes de Moura, Elson Emilio Paulo, Francisco da Rocha Rangel, Helen Araújo da Cruz, Paulo Neidas Pinto, Jane Maria dos Santos e Gilvan Vieira. Eles vão representar a Região 5 nas próximas etapas do Orçamento Participativo. A região é formada por nove bairros: Agriões, Corta Vento, Jardim Europa, Panorama, Jardim Serrano, Fazendinha, Cascata Guarani, Beira Linha e Quebra Frascos.

Para a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, a mobilização expressiva dos moradores do Corta Vento foi o fato mais marcante da plenária. “Recentemente mobilizados por conta de um episódio que indispôs a comunidade com suas linhas de ônibus, os moradores aprenderam que o melhor caminho para resolver os problemas do bairro é através da união. E isso teve reflexo na plenária do OP. Eles estão mobilizados para conquistar melhorias para o seu bairro”, elogiou.

A plenária da região 5 contou com a participação especial dos alunos da primeira turma do curso superior de Turismo da UERJ. A presença deles teve como proposta cumprir uma atividade da disciplina Ética e Turismo. A ideia foi mostrar que o Orçamento Participativo é uma tentativa de manter a ética na administração pública. “Também queríamos saber se os moradores têm noção de que ao apresentarem propostas ligadas ao turismo, eles podem obter melhorias para as suas comunidades”, comentou o aluno Marcel Peçanha, que é morador de Agriões.

Reeleito como delegado, o presidente da Associação de Moradores da Beira Linha, Sidney Nunes de Moura, comemorou a notícia de que a principal demanda do OP no ano passado, a instalação de uma creche no seu bairro, está prestes a ser concretizada. A Prefeitura já alugou um imóvel, na Rua Paraná, e dará início às obras de adaptação em breve. “Estivemos na plenária da região 5 do OP, no ano passado, e a proposta principal da Beira Linha, que reivindicava uma creche, está para sair. A participação dos moradores é fundamental para que as propostas discutidas tenham resultado”.

Morador do Corta Vento, Élson Emílio Paulo também aprova a proposta do Orçamento Participativo. “Temos consciência de que o Orçamento Participativo vem para renovar Teresópolis. As pessoas devem entender que é através da união que elas vão votar o que é realmente primordial para o seu bairro”, concluiu.

Até o dia 4 de setembro, moradores das dez regiões em que Teresópolis foi dividida estarão definindo as suas prioridades para o Orçamento 2010/2011.

Confira as datas das plenárias populares do Orçamento Participativo:

Dia 23 de agosto, 18h30 – Região 6: Fátima, Araras, Alto, Soberbo, Caxangá, Santa Cecília, Barroso, Carlos Guinle
Local: Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Praça Dom Quixote, 47 – Araras);

Dia 25 de agosto, 18h30 – Região 7: Meudon, Jardim Meudon, Bom Retiro, Ermitage, Vale da Revolta
Local: Igreja Santa Rita de Cássia (Rua Melvin Jones, 315 - Meudon);

Dia 30 de agosto, 18h39 – Região 8: Granja Guarani, Jardim Cascata, Iúcas, Taumaturgo, Parque do Ingá, Cascata dos Amores
Local: Capela Igreja Imaculado Coração de Maria (Largo do Machadinho – Granja Guarani)

Dia 3 de setembro, 19h – 3º Distrito: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 - Venda Nova);
Dia 4 de setembro, 15h – 2º Distrito: Clube em Providência (Estrada Rio-Bahia, km 60,5)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui