Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival de Culturas Populares

Evento prossegue neste fim de semana

A Folia de Reis Estrela Guia foi uma das atrações da tarde de sábado - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 18/08/2010 - Apresentações musicais, teatro e folia de reis. Foi assim o primeiro fim de semana do Festival de Culturas Populares, promovido pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias de Cultura e Educação.

Trata-se de mais uma iniciativa que segue o projeto de facilitação do acesso da população a eventos culturais e de divulgação dos artistas populares locais, executado pelo Governo Jorge Mario. Na sexta-feira, 13 de agosto, as atividades foram realizadas em Vargem Grande, no Terceiro Distrito, e no sábado, 14, em Cruzeiro, no Segundo Distrito. O Festival continua a partir da próxima sexta, 20, desta vez na Calçada da Fama, com mais atrações.

Cinco escolas do Terceiro Distrito se apresentaram em Vargem Grande - Foto: Cláudio FurtadoEste primeiro Festival de Culturas Populares visa atrair a atenção do teresopolitano para as diversas manifestações artísticas que ocorrem em todo o país e que têm representação no município, principalmente na periferia da cidade e no interior. No primeiro fim de semana, estivemos no interior e, agora, traremos as atrações para o centro da cidade, sempre contando com a parceria da Secretaria de Educação, agregando valor a mais esta iniciativa de desenvolvimento cultural”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Na sexta-feira, 13, as atrações movimentaram a Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande, tendo como mestre de cerimônias o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Abrindo o evento, cinco escolas da rede municipal - Tiago Pacheco, Creche Doraci Dália, Wenceslau Brás, Francisco Maria Dália e Stella Moraes Simões - apresentaram números de canto, dança e teatro, baseados nas cantigas de roda, dentro do projeto ‘Cultivando Nossas Tradições’. E logo depois, o Grupo Pirueta, formado por Jeanette Albuquerque, Nara Zeitune, Andréa Sant’Anna e Pedro Albuquerque, encenou o espetáculo teatral ‘Canta Enquanto Conta’, com diversos esquetes que divertiram a criançada.Em Cruzeiro, alegria e descontração com a apresentação de seis escolas do Segundo Distrito - Foto: Cláudio Furtado

Já no sábado, dia 14, as atividades aconteceram na pracinha principal de Cruzeiro. Desta vez, seis escolas da rede municipal se apresentaram, dentro do projeto ‘Cultivando Nossas Tradições’.

Alunos das escolas Rui Barbosa, Serra do Capim, Estolino Peixoto, Alice Suassuna, Pedro Torres e Maria Mendes mostraram números diversificados, também baseados nas cantigas de roda. Destaque para o aluno Paulo Felipe Soares, aluno da Escola Pedro Torres, que fez uma apresentação solo, cantando a moda ‘Alô Moçada’.


Um pouco mais tarde, foi a vez a Folia de Reis Estrela Guia, mostrando ao público um pouco desta manifestação artística que mistura cultura e religião. “Estes projetos da Secretaria de Cultura são muito importantes porque ajudam a florescer, a revelar o que temos de bom em Teresópolis. Iniciativas como esta não podem deixar de existir e só merecem os nossos parabéns”, comentou Reginaldo da Silva Lopes, mestre da Folia.

No domingo, 15, mais uma série de atividades estavam previstas para o bairro Quinta Lebrão, com o projeto Cultura nos Bairros e o Festival de Culturas Populares. Mas, em virtude do mau tempo, as atrações foram adiadas e remarcadas para o dia 29.

A programação do Festival de Culturas Populares continua nesta sexta-feira, 20, na Calçada da Fama, no centro da cidade. Às 14h, mais uma apresentação dos alunos da rede municipal dentro do projeto ‘Cultivando Nossas Tradições’. Às 16h, o ritmo coco toma conta com show de Xando Pernambuco e Cia. E, às 18h, é a vez do show de forró Seu Quixote e Chico Pança.

No sábado, dia 21, as atividades também serão realizadas na Calçada da Fama: às 14h, apresentação do projeto ‘Cultivando Nossas tradições’; às 16h, show de quadrilha com ‘Seu’ Timbira e Grupo; e às 18h, show ‘Raízes do Samba’, com Beth Moraes e Dona Menininha. O projeto será encerrado no domingo, dia 22 de agosto, em Campo Limpo, com ‘Cultura nos Bairros’, às 16h, e apresentação de congada com o grupo ‘Encantos e Batuques’, às 17h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui