Teresópolis toda na Internet

 

 

Frio não atrapalhou homenagem a Schumann

Público prestigiou concerto

Foto: Giovana Campos/UNIFESOTeresópolis, 18/08/2010 - Nem o frio intenso do inverno, nem a chuva fina do dia 14 de agosto intimidaram o público que foi prestigiar os artistas renomados que se apresentaram no Salão Nobre do Campus FESO Pro Arte.

O primeiro evento reuniu músicos internacionais do “XVI Rio International Cello Encounter 2010” para um Concerto Especial, dentro do circuito de homenagens ao alemão Robert Alexander Schumann. Em seguida aconteceu a Noite Alemã e Austríaca, da “Série Concertos de Gala 2010”. Paralela aos eventos, os convidados também aproveitaram para conferir a exposição “Coletiva Gravuras” da Universidade da Terceira Idade (UNIVERTI-FESO), que está aberta também no Centro Cultural FESO Pro Arte.

Foto: Giovana Campos/UNIFESOSegundo o professor Jorge Bragança, coordenador do Centro Cultural, os eventos são oferecidos gratuitamente como “uma opção de atividade para o povo de Teresópolis”. Ele iniciou o evento agradecendo a presença do público. “Nós só temos a ganhar com a apresentação de hoje”, afirmou diante de uma plateia lotada, apesar do mau tempo.

Com o tema “Celebrando 200 anos de Schumann, gênio do Romantismo Alemão”, os norte-americanos Lorna Griffitt (piano), Haroutune Bedelian (violino) e Lars Hoesfs (violoncelo) impressionaram a plateia ao interpretarem grandes obras como “Sonata para violino e piano em Lá menor op. 105”, de Schumann, e “Suítes para violoncelo solo nº6 em Ré Maior”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

“A música deve expressar o estado da alma e do coração”, declarou a pianista Griffitt, depois de receber uma salva de palmas. Já o violinista Bedelian preferiu falar um pouco sobre Schumann, antes de iniciar sua apresentação. “Ele foi um dos melhores compositores do século XIX, refinado, profundo”, definiu.

Entre o trio de estrangeiros, Lars Hoesfs foi o único que trocou algumas palavras em português com o público. Ele aprendeu nosso idioma no ano passado, quando integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira. “Vim para o Brasil de camiseta, e quando cheguei aqui, tive que providenciar um casaco”, brincou com o público, referindo-se às baixas temperaturas da cidade. Na plateia, o professor de violino Max Miranda, graduado em Música, elogiou a interpretação do grupo. “Muito bom. Senti nesta apresentação a expressividade e o romantismo de Schumann, que sem dúvida, foi um compositor fantástico”, contou.Foto: Giovana Campos/UNIFESO

Noite Alemã e Austríaca

Em mais uma edição da série “Concertos de Gala 2010”, o Centro Cultural FESO Pro Arte trouxe a Teresópolis a poesia, a música, a dança e a comida típica das culturas alemã e austríaca. O evento teve a participação das bandas do Centro Educacional Roger Malhardes, da Escola Municipal Manoel Medeiros e da Escola Municipal Belkis Frony Morgado. Os alunos e professores levaram ainda para o palco um pouco da biografia do grande compositor Ludwig Van Beethoven e uma apresentação de valsa, que arrancaram aplausos da plateia, novamente lotada.

“Achei uma ideia maravilhosa incluir as escolas públicas em um espaço de excelência como a Pro Arte, envolvendo os alunos no mundo da arte”, elogiou a orientadora social Oldalea Mello, mãe da Maria Eduarda, aluna do colégio Belkis que participou do evento. Logo em seguida, foi a vez das alunas do Ballet Pro Arte interpretarem a “Valsa Vienense”, de Johann Strauss Jr.; e “Fazendeiras”, de Ferdinand Hérold; com coreografias da professora Márcia Eloy.

Momento esperado da noite, a apresentação do “Trio Aquarius” trouxe ao público grandes lembranças, com obras inesquecíveis como “Uma Pequena Serenata Noturna”, composta por Wolfgang Amadeus Mozart; “Vozes da Primavera”, de Johann Strauss Jr.; entre outros sucessos, interpretados por Flávio Augusto (piano), Ricardo Amado (Violino) e Ricardo Santoro (violoncelo). “Selecionamos obras primas conhecidas pelo grande público, com o objetivo de agradar com um conteúdo de qualidade”, explicou o músico Ricardo Santoro, ao comentar a escolha do repertório.

Há 14 anos aluna da UNIVERTI-FESO, a administradora Marília Albuquerque sempre acompanha os eventos do FESO Pro Arte. “Aqui há a oportunidade de reciclarmos o conhecimento e de nos socializarmos”, disse. Sobre a Noite Alemã e Austríaca, ela não escondeu a satisfação. “Este evento nos transporta para a cultura de outros países, além disso achei muito interessante inserir a participação das nossas escolas”, acrescentou. Para terminar a noite com o gostinho das culturas da Alemanha e da Áustria, os participantes foram convidados a saborear as comidas tradicionais da região no Coquetel Típico de encerramento.

Exposição Coletiva Gravuras

Inspirados no tema “Meio Ambiente e Africanidade”, os alunos do “Atelier Gravura” da UNIVERTI-FESO demonstram sua leitura poética do universo através da exposição “Coletiva Gravuras”. Nos trabalhos, cada artista utiliza uma linguagem própria usando diversas técnicas, como a de xilogravura. Segundo Tamine Elmôr, coordenadora da UNIVERTI, a exposição reuniu, só na abertura, no dia 13 de agosto, mais de 190 visitantes. O público pode conferir os trabalhos até o dia 10 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto, Teresópolis). O ingresso é gratuito.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui