Teresópolis toda na Internet

 

 

Reunião entre COMPPD e Prefeitura

Iniciativas para a pessoa deficiente

Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira, em reunião com Conselho da Pessoa Deficiente - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 13/08/2010 - Seguindo orientação do Prefeito Jorge Mario, o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, e a Subsecretária de Educação Profissional e Coordenadora do SINE (Sistema Nacional de Emprego), Rita de Cássia da Silva Mello, se reuniram com o Conselho Municipal da Pessoa Deficiente (CMPPD), nesta quinta-feira, 12, na sede do Conselho, para anunciar três importantes ações para os deficientes: a implantação do Balcão de Emprego do Deficiente (BED) do SINE; a doação de um computador, com impressora, para o CMPPD; e a realização do I Seminário de Inserção do Deficiente no Mercado de Trabalho, em setembro.

“Por determinação do Prefeito Jorge Mario, me reuni com os integrantes do CMPPD para dar boas notícias. Primeiro que, desde ontem, o Balcão de Emprego do Deficiente do SINE já está em funcionamento.

Os interessados já podem se dirigir à agência para se cadastrar. Além disso, graças ao bom relacionamento do Governo Municipal com as entidades representativas, conseguimos que empresas associadas à Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) doassem um computador para o Conselho da Pessoa Deficiente, que será entregue na próxima segunda, 16”, afirmou o Secretário Marcos Ferreira dos Santos, lembrando que é necessário pensar em políticas públicas de acessibilidade para os deficientes e para isso, será realizado o Seminário, no qual toda a sociedade será convidada a participar e dar sugestões sobre o assunto.

O Balcão de Empregos para Deficientes foi criado com base na Lei 8213/91, que prevê que as empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoa portadora de deficiência. O programa vem atuando junto às empresas fluminenses para conscientizar o empresário a contratar o portador de deficiência, que vem mostrando um excelente desempenho em suas funções. O BED tem o objetivo de cadastrar e levantar dados do potencial do portador de deficiência, referentes aos cursos, grau de escolaridade e habilitação profissional.

Rita de Cássia da Silva Mello enumerou os documentos necessários para o cadastramento no BED. “Para se inscrever é preciso comparecer ao SINE, de 2ª à 6ª, das 8h30 às 16h30, portando da Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Titulo de Eleitor, PIS (caso já tenha tido algum vínculo empregatício anterior), CPF e laudo médico detalhado com CID. Não é necessário levar currículo, pois todos os dados do candidato serão registrados no sistema informatizado de buscas da agência”, pontuou Rita de Cássia, sugerindo ainda que membros do CMPPD participem das reuniões do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda. O SINE fica localizado na Travessa Ranulfo Féo, 36 / loja 42 – Várzea. O telefone para informações é (21) 2641-0031.

Presidente do CMPPD, Simone Portela, elogiou a atuação do Governo Jorge Mario e da Secretaria de Trabalho e Emprego com relação às questões dos deficientes. “A Secretaria de Trabalho e Emprego tem se empenhado em nos ajudar em todas as nossas demandas, como a instalação do BDE, a doação do computador e a realização do Seminário. Todas essas iniciativas mostram que estamos conseguindo sair da teoria e partir para prática, em projetos que realmente vão melhorar a vida dos deficientes”, finalizou Simone Portela.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui