Teresópolis toda na Internet

 

 

Selos, moedas e cédulas históricas

Nova exposição na Casa da Memória

Cédulas antigas - Foto da webTeresópolis, 13/08/2010 - Dando continuidade ao calendário de exposições, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, promove, a partir desta segunda-feira, 16 de agosto, a exposição “Pecuniae memoria” (Memórias do dinheiro), que reúne inúmeros selos, moedas e cédulas históricas. A mostra será montada na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) e poderá ser vista até o dia 30 de agosto, de segunda a sábado, das 13h às 17h.

A exposição contará com aproximadamente mil itens, entre selos postais, moedas e cédulas de dinheiro brasileiras e estrangeiras, expostos em painéis e vitrines no primeiro piso da Casa da Memória.

Os objetos, pertencentes às coleções do numismata Mario Figueiredo e do filatelista Ivo Ferreira de Carvalho, são representativos dos séculos XVIII, XIX e XX. “Além de apresentar as coleções, o objetivo da mostra é contar uma parte dessa longa história econômica, social e cultural, desde o surgimento da ideia de moeda até os dias atuais”, explica Romildo Pires, da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, responsável pela curadoria da exposição.

“Através de exposições como esta, a Prefeitura investe na reconstrução e na preservação da identidade cultural do município, facilitando o acesso do público ao conhecimento. Neste caso, em especial, estamos não apenas resgatando a história da cidade, mas sim, um capítulo importante e rico da história do Brasil e de outros países. Teremos, por exemplo, uma moeda de 80 Réis, de 1771, ano em que o Brasil era ainda colônia de Portugal, além de cédulas das décadas de 1960 e 1970. Será muito interessante”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui