Teresópolis toda na Internet

 

 

13 mil cães e gatos vacinados em Teresópolis

Ação permanente da Secretaria de Saúde

Teresópolis, 12/08/2010 - A raiva animal está sob controle em Teresópolis. Isso se deve ao trabalho permanente de imunização de cães e gatos realizado pelo Setor de Controle de Zoonoses, ligado à Divisão de Vigilância Ambiental de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Toda semana, um veículo da Secretaria percorre a cidade para atender as comunidades do centro urbano e da zona rural, imunizando esses animais domésticos a partir dos 4 meses de vida. O serviço é gratuito.

Além disso, o Setor de Controle de Zoonoses, que funciona na sede da Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), mantém atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, onde os proprietários podem levar os seus animais de estimação para serem vacinados. Não é preciso apresentar documentação. O telefone para informações é 2742-7272 ramal 210.

“A raiva não tem cura e pode ser transmitida ao homem através da mordida de cães e gatos. Por isso a Prefeitura investe nesta importante ação preventiva, pois a vacinação é primordial para evitar a transmissão da doença”, explica Alonso de Faria, Coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental de Saúde, da Secretaria de Saúde.

Graças a este trabalho contínuo, de janeiro até agosto deste ano, cerca de 13 mil cães e gatos já foram vacinados em Teresópolis. A mobilização é contínua, pois o objetivo é imunizar, anualmente, aproximadamente 23 mil animais, número estimado da população de cães e gatos no município.

Campanha estadual

Teresópolis está se preparando para participar da Campanha Estadual de Vacinação Animal, marcada para o dia 18 de setembro. Nesta data, estarão funcionando 14 postos de vacinação espalhados pela cidade, das 8h às 16h. Por medida de segurança, recomenda-se a utilização de focinheira nos cães, que devem ser conduzidos por coleira e guia. Quanto aos gatos, é necessário que sejam levados ao local de vacinação em gaiola apropriada ou sacolas de pano. É importante que os animais sejam conduzidos por um adulto, principalmente nos casos de cães de grande porte.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. “Por isso recomendamos que os proprietários mantenham a vacinação dos seus animais sempre em dia. Isso porque eles podem ser infectados pelo vírus transmissor da raiva a partir da mordida de morcegos, transmitindo a doença ao seu dono”, orienta Alonso de Faria.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui