Teresópolis toda na Internet

 

 

Empregos para portadores de deficiência

Balcão especial do SINE em Teresópolis

Diversos serviços podem ser executados por cadeirantesTeresópolis, 12/08/2010 - A partir desta quarta-feira, 11 de agosto, portadores de deficiência física que estejam buscando uma vaga no mercado de trabalho em Teresópolis podem se dirigir ao SINE - Sistema Nacional de Emprego – (Travessa Ranulfo Féo, 36 / loja 42 – Várzea) para se cadastrar no Balcão de Empregos para Deficientes (BED). Os empresários interessados em contratar funcionários com este perfil já podem recorrer ao programa.

Para se inscrever é preciso comparecer ao SINE, de 2ª à 6ª, das 8h30 às 16h30, portando os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Titulo de Eleitor, PIS (caso já tenha tido algum vínculo empregatício anterior), CPF e laudo médico detalhado com CID.

Não é necessário levar currículo, pois todos os dados do candidato serão registrados no sistema informatizado de buscas do SINE. O telefone para mais informações é (21) 2641.0031.

Para o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, a implantação do programa, ocorrida após a gestão compartilhada do SINE pelo Estado e Município, cumpre mais um compromisso do Governo Jorge Mario, que é dar oportunidade para todos, sem distinção. “A partir de hoje, os deficientes podem procurar o SINE para se cadastrar. Esta é mais uma realização da administração do Prefeito Jorge Mario. É também o fruto de reuniões com representantes de diversas entidades de classe, como Firjan, Sincomércio, Aciat e Câmara de Dirigentes Lojistas, além do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência Física, que só reforçaram a necessidade de sua implantação”, afirmou o Secretário, enfatizando que os portadores terão a partir deste momento maiores chances de inserção ou reinserção no mercado.

Ampliação do mercado de trabalho

O Balcão de Empregos para Deficientes foi criado com base na Lei 8213/91, que prevê que as empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoa portadora de deficiência. O programa vem atuando junto às empresas fluminenses para conscientizar o empresário a contratar o portador de deficiência, que vem mostrando um excelente desempenho em suas funções.

O BED tem o objetivo de cadastrar e levantar dados do potencial do portador de deficiência, referentes aos cursos, grau de escolaridade e habilitação profissional. Através de palestras há uma conscientização da responsabilidade do seu papel representativo no ambiente de trabalho. Após completar o ciclo, o candidato é encaminhado às empresas. Técnicos do programa continuam ainda com a avaliação de desempenho do novo empregado para uma melhor adequação deste ao seu novo emprego.

O programa promove visitas a empresas, visando à conscientização do empresário no sentido de utilizar a mão de obra qualificada do portador de deficiência. O intuito é conscientizar os diferentes segmentos sociais comprometidos com a questão do trabalho, quanto à inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho, através da análise de suas potencialidades, visando promover a abertura de postos de trabalho.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui