Teresópolis toda na Internet

 

 

Plenárias definem prioridades

Reuniões do Orçamento Participativo

Cerca de 90 pessoas participaram da segunda Plenária do Orçamento Participativo de 2010, na Fonte Santa - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 11/08/2010 - Os 119 participantes da plenária da Região 3 do Orçamento Participativo, realizada nesta última quarta, 11, no Centro Educacional Beatriz Silva, na Barra do Imbuí, elegeram as três ações prioritárias para serem incluídas no Orçamento Municipal de 2011. São elas: tratamento de esgoto, adoção de programas de educação ambiental e construção de área para prática de esporte e lazer.

Durante o encontro, também foram eleitos os nove delegados a que a região tem direito: Josely da Silva Machado, Sônia Maciel, João Batista dos Santos, Sirlei Almeida, Adriana Honório, Aloysio Queiroz, Vanderlei Batista, Jorge Luiz de Sá e Maria de Fátima. Esses moradores vão acompanhar o andamento das obras e ações votadas na plenária do OP junto à Prefeitura.

Coordenada pela Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, a plenária reuniu moradores dos 11 bairros que compõem a Região 3 do OP: Barra do Imbuí, Quinta da Barra, Pimenteiras, Espanhol, Jardim Féo, Caleme, Jardim Salaco, Granja Florestal, Golfe, Posse e Parque do Imbuí. Também participaram do encontro os Secretários Municipais Rudimar Caberlon (Desenvolvimento Social) e Adriano Guedes Carneiro (Planejamento), o Subsecretário Luiz Barbosa Neto (Agricultura) e representantes de secretarias municipais de Saúde, Trabalho e Emprego e Esportes e Lazer.

A preocupação ambiental da população chamou a atenção da Secretária Denise Lobato durante a plenária. “Mesmo sabendo que o saneamento básico da região não é uma demanda que pode ser feita em um ano, os presentes na plenária fizeram questão de deixar claro a importância deste tema para eles. Outra proposta interessante, e que vai pelo mesmo caminho, é a demanda por programas de educação ambiental. Acho que isso demonstra o caráter de formação cidadã que estas plenárias podem ter”, destacou Denise Lobato.

Região 2

Oitenta e três moradores da Região 2, que abrange os bairros da Fonte Santa, Prata, Albuquerque, Fischer, Quinta Lebrão, Recanto dos Artistas e Vale do Paraíso, participaram da segunda Plenária do Orçamento Participativo de 2010, que aconteceu na noite da última segunda-feira, 9, no CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos (Estrada Rio-Bahia, km 78 – Fonte Santa).

Diversos assuntos foram abordados pelos secretários municipais presentes, como o funcionamento de cada secretaria, suas ações, funções e feitos. O comparativo do Orçamento Participativo entre municípios (Petrópolis e Nova Friburgo) e a distribuição orçamentária da cidade (Câmara, educação, saúde, funcionários e outros), também foram esclarecidos.

Durante duas horas os moradores puderam debater as principais demandas dos bairros abrangentes, eleger os delegados, que estarão à frente do proposto, e definir, através de votação, as prioridades que entrarão no orçamento municipal de 2011. Os delegados e delegadas eleitos foram Ângela Vaz Ulhoa, Rosayni Batalha, Elizabete Barbosa, Carmen de Oliveira, Carlos Eduardo Alves, Diego Gomes, Josias Brito da Silva, Joel Galo Oliveira, Oséias Chaves dos Santos. As propostas mais votadas pela população presente foram: 1ª - tratamento de esgoto na região de Canoas, 2ª - construção de uma ponte de cimento na Estrada da Varginha, 3º - PSF no Fischer e 4ª - Área de esporte e lazer para a Quinta Lebrão e Fonte Santa.

Confira as datas das próximas plenárias populares do Orçamento Participativo:

Plenárias em agosto com início previsto para às 18h30:

Dia 16 (segunda) – Região 4: Várzea, Tijuca, Parque São Luiz, Jardim Pinheiros, Paineiras, Vila Muqui
Local: E.M. Lino Oroña (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea);

Dia 18 (quarta) – Região 5: Agriões, Jardim Europa, Panorama, Jardim Serrano, Fazendinha, Cascata Guarani, Beira Linha, Quebra Frascos, Corta Vento
Local: E.M. Antonio Santiago (Rua Coronel Antonio Santiago, 261 – Agriões);

Dia 23 (segunda) – Região 6: Fátima, Araras, Alto, Soberbo, Caxangá, Santa Cecília, Barroso, Carlos Guinle
Local: Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Praça Dom Quixote, 47 – Araras);

Dia 25 (quarta) – Região 7: Meudon, Jardim Meudon, Bom Retiro, Ermitage, Vale da Revolta
Local: Igreja Santa Rita de Cássia (Rua Melvin Jones, 315 - Meudon);

Dia 30 (segunda) – Região 8: Granja Guarani, Jardim Cascata, Iúcas, Taumaturgo, Parque do Ingá, Cascata dos Amores
Local: Capela Igreja Imaculado Coração de Maria (Largo do Machadinho – Granja Guarani)

Plenárias em setembro no interior:

Dia 3 (sexta) – 3º Distrito, 19h: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 - Venda Nova);
Dia 4 (sábado) – 2º Distrito, 15h: Clube em Providência (Estrada Rio-Bahia, km 60,5)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui