Teresópolis toda na Internet

 

 

Incentivo permanente ao aleitamento materno

Anúncio após Semana da Amamentação

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 11/08/2010 - A participação ativa de mães, gestantes e comunidade nas atividades organizadas pela Prefeitura de Teresópolis garantiu o sucesso da Semana Mundial da Amamentação 2010, comemorada de 2 a 6 de agosto, com o tema “Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida”.

Para resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação, profissionais das unidades de saúde na cidade e no interior mobilizaram a clientela em torno de palestras, ações educativas, teatro, exibição de documentário e exposição de fotos, sob a coordenação da Área de Aleitamento Materno da Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o encerramento da campanha, na última sexta, 6, no Teatro Municipal, o Prefeito Jorge Mario fez questão de destacar a importância de Teresópolis ser apontado, em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, como o município com a maior prevalência de aleitamento materno no Estado do Rio de Janeiro. “Hoje, 54% das mães adotam o leite materno como alimento exclusivo de seus filhos até os seis meses de vida. Parabenizo as mães, as equipes de PSF e a todos os servidores da Secretaria de Saúde que trabalham incessantemente para que esse sucesso seja alcançado. Porém, vamos trabalhar ainda mais para termos 100% de mulheres amamentando os seus bebês exclusivamente no peito”, desafiou o Prefeito, que encerrou as comemorações da Semana Mundial da Amamentação acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek.

O Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, creditou o sucesso da campanha de incentivo à amamentação ao trabalho permanente realizado pelos profissionais da Saúde ao longo dos anos. “As boas políticas públicas de promoção da saúde devem ser realizadas independentemente dos governos municipais, para que consigamos atingir os objetivos”, avaliou.

Responsável pela tradição que Teresópolis mantém, desde a década de 1990, na sensibilização e conscientização de gestantes e mães para a prática do aleitamento materno no município, a pediatra Maria da Conceição Salomão, que é Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, também comemorou o sucesso de mais uma Semana Mundial da Amamentação. “É muita emoção ver o envolvimento e o acolhimento de todos os profissionais de saúde do município para a promoção, a proteção e o apoio à amamentação e às mães que amamentam. Que esse trabalho tenha continuidade por muitos anos, dando melhor qualidade de vida para nossas crianças e um futuro mais feliz”, comentou.

Coordenadora da Área Técnica de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, a nutricionista Cleoneide Tavares salientou que o treinamento permanente dos funcionários da Secretaria de Saúde garante a continuidade do incentivo à amamentação em Teresópolis. “Enquanto a mulher está amamentando, ela precisa ser orientada e apoiada, e esse trabalho é feito o ano inteiro em todas as unidades de saúde do município. Para tanto, são realizados cursos de capacitação das equipes que trabalham nas unidades”, frisou.

Município amigo da criança

Em 1996 foi instituída a Lei Municipal 1770, que dispõe sobre a política de aleitamento materno em Teresópolis. Desde então, o município vem investindo na criação e no aperfeiçoamento de programas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, na capacitação dos profissionais de saúde que lidam com o pré e o pós-natal e também na criação de grupos de apoio à amamentação.

Teresópolis possui duas unidades com o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, criado pelo Ministério da Saúde como estratégia para aumentar as taxas de aleitamento materno. São o Centro Materno Infantil, na Várzea, que conta com ambulatório de referência e apoio ao aleitamento materno, e o PSF de Venda Nova, no 3º Distrito. A Lei Municipal que amplia de 120 para 180 dias o período de licença maternidade para as funcionárias públicas municipais é outra iniciativa que mostra que a Prefeitura de Teresópolis realiza um trabalho sério direcionado para a saúde de mães e bebês.

Em breve, o Governo Jorge Mario vai implantar um posto de coleta de leite materno, que tem como objetivo a estocagem para bebês prematuros e recém-nascidos de risco.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui