Teresópolis toda na Internet

 

 

Boas vindas aos calouros

Unifeso recebe novos estudantes

Os novos alunos foram recebidos pelos Pró-Reitores, Diretores dos Centros, Coordenadores de Cursos, professores e assistentes - Foto: Luis Fillipe Ullmann/UNIFESOTeresópolis, 11/08/2010 - Chegou a hora tão esperada. A trajetória acadêmica para os aprovados no Vestibular de Inverno 2010 começou no dia 2 de agosto, data em que os novos alunos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram recebidos pelos Pró-Reitores, Diretores dos Centros, Coordenadores de Cursos, professores e assistentes.

Com o objetivo de familiarizar os novatos, o UNIFESO realiza, todo início de semestre, a Recepção ao Estudante em Ingresso.

Os novos alunos foram recebidos pelos Pró-Reitores, Diretores dos Centros, Coordenadores de Cursos, professores e assistentes - Foto: Luis Fillipe Ullmann/UNIFESONo evento, os estudantes têm a oportunidade de conhecer as diversas instalações dos campi (Sede, FESO Pro Arte e Quinta do Paraíso) e ter o primeiro contato com o qualificado corpo docente.

Uma data muito especial não só para os ingressos, mas também para o Pró-Reitor de Graduação, professor José Feres Abido Miranda. Contente com a numerosa presença dos calouros, durante a solenidade ele destacou a missão de mais de quatro décadas da Instituição a fim de consolidar tanto os serviços de educação com qualidade, quanto a assistência para a sociedade. “Ao longo destes 40 anos há uma luta para construir uma melhor formação cultural nesta cidade”, afirmou, ressaltando que o objetivo da Instituição vai além de uma educação de Ensino Superior. “Contribuímos para a formação dos alunos de maneira que saiam profissionais qualificados e também cidadãos ativos, críticos, que constroem seu conhecimento, para um país mais justo, solidário e ético”, contou o Pró-Reitor, frisando o compromisso do UNIFESO em promover a educação e o desenvolvimento regional.

Educar é uma arte

Neste semestre a recepção começou com a apresentação do Projeto Saúde em Cena, sob a direção do professor Adriano Ramires. A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, destacou a importância da introdução da arte no meio acadêmico. “São pessoas que vão se diferenciar no processo de integração com a sociedade”, justificou. Depois, agradeceu a escolha dos estudantes pelo UNIFESO e os convidou para conhecer os espaços da Instituição, apresentando os coordenadores dos cursos do CCS e das Clínicas-Escola.

Também participaram do encontro os Pró-Reitores de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Vicente de Paulo Carvalho Madeira; e de Administração, professor Luiz Fabiano Freire de Oliveira; professores e funcionários. Para receber os alunos dos cursos noturnos, o momento artístico ficou por conta da apresentação do coral do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO). Na Recepção, a professora Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), falou sobre a expectativa dos ingressos para essa nova jornada. “É uma outra etapa, um outro espaço. As portas estão abertas e esperamos que assumam hoje esta casa que os acolhe”, declarou ao dar as boas vindas para os novos alunos.

Para o professor Wagner Bretas, Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), os alunos chegaram no primeiro dia muito ansiosos e cheios de expectativas em relação à vida acadêmica. “Começamos com uma apresentação para demonstrar a qualidade e os diferenciais dos cursos do CCT. Diante desta recepção, percebi que a angústia diminuiu bastante e eles ficaram mais tranquilos”, afirmou. No segundo dia, a Recepção no Campus FESO Pro Arte contou com a presença do engenheiro da Petrobrás André Pinhel, que demonstrou aos alunos como as carreiras são promissoras. “É a perspectiva de atuação do profissional por conta dos investimentos”, acrescentou o professor Wagner.

Início de uma nova jornada

Apesar de ter família atuando na advocacia, Gustavo Espíndola, de 18 anos, está se mudando para Teresópolis para cursar Medicina Veterinária. Ele veio de Itaipava (RJ) para estudar no UNIFESO por recomendação de um amigo, que está no 7º período. “Sempre ouvi falar muito bem do curso, e agora que estou conhecendo pude ter certeza de que é um ambiente onde vou aprender muito. No Campus Quinta do Paraíso vou lidar diretamente com animais de grande porte, que é o que eu gosto”, contou entusiasmado. Quem também não escondeu a satisfação foi a nova aluna de Pedagogia, Luciana de Nazareth Silva, de 19 anos. “Já no primeiro dia senti firmeza. Vou me dedicar para ser uma profissional competente”, declarou. E o papel social também está entre os objetivos dos novos alunos do UNIFESO, como Raphael Beigelman, de 20 anos, estudante de Ciência da Computação. “Penso que dentro da minha profissão poderei contribuir para o avanço tecnológico da nossa sociedade”, disse.

Neste início de semestre letivo o UNIFESO recebeu também os familiares dos novos alunos de Medicina. A Recepção aos Pais foi um momento dedicado a quem realmente se preocupa com o bem estar e o futuro dos filhos. No evento, os Pró-Reitores, coordenadores e docentes conversaram sobre as metodologias do curso, o funcionamento da Instituição e ainda tiraram dúvidas, uma vez que muitos alunos vêm de fora da cidade para cursar Medicina.

Gisele de Almeida Assis veio de Nova Iguaçu (RJ) conhecer o lugar onde seu filho, Diego da Almeida, vai começar sua jornada acadêmica em Medicina. “O que mais me chamou a atenção foi a nova metodologia de ensino adotada pelo curso e os laboratórios. Gostei muito de tudo e agora estou segura de que ele vai cursar um Ensino Superior de qualidade”, destacou durante a visita aos ambientes do UNIFESO. Ela ressaltou ainda que está satisfeita pela escolha do filho, e tem certeza que o investimento vai valer muito a pena.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui