Teresópolis toda na Internet

 

 

Planseq Carnaval revela talentos

Turma de chapelaria já está formadaPrefeito Jorge Mario na solenidade de entrega de certificados aos alunos da primeira turma do curso de chapelaria do Planseq do Carnaval - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 11/08/2010 - O último sábado, 7 de agosto, foi um dia especial de comemoração para os 32 alunos da primeira turma do curso de chapelaria do Planseq (Plano Setorial de Qualificação Profissional) do Carnaval em Teresópolis. Eles receberam certificado de conclusão do curso, entregues pelo Prefeito Jorge Mario, em cerimônia realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Com carga horária de 200 horas-aula, o curso ensinou as técnicas de confecção de máscaras e adereços de cabeça aos alunos da primeira turma, formada por presidentes das escolas de samba da cidade ou por pessoas da comunidade do samba indicadas por eles.

Prefeito Jorge Mario, Presidente da Amebras Célia Domingues e Secretário de Trabalho e Emprego Marcos Ferreira dos Santos - Foto: Roberto FerreiraO talento, a habilidade e a criatividade dos alunos foram conferidos na exposição dos trabalhos produzidos por eles durante o curso, como máscaras, estruturas armadas em papelão e chapelaria com estrutura aramada, que ficaram expostos durante o fim de semana na Casa de Cultura.

A solenidade reuniu os secretários municipais Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho e Emprego) e Michel Al Odeh (Turismo); a Coordenadora do Planseq no Rio de Janeiro e Presidente da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil), Célia Domingues; a Coordenadora Pedagógica da Amebras, Leila Medida; e a Presidente da AART (Associação dos Artesãos e Produtores Rudimentares do Estado do Rio de Janeiro), Selma Dale Valverde. A cerimônia foi encerrada com a apresentação de ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira da Escola de Samba Mirim Nova Geração da Estácio de Sá.Peças produzidas pelos alunos do curso de chapelaria - Foto: Roberto Ferreira

O Prefeito Jorge Mario parabenizou todos os alunos formados e o sucesso do trabalho realizado no Núcleo Teresópolis do Planseq do Carnaval. “Nosso compromisso de gestão com a profissionalização do Carnaval de Teresópolis como fonte geradora de trabalho, renda e mão de obra qualificada está se tornando realidade. Nosso governo trabalha para que as escolas de samba da cidade se tornem instrumentos de inclusão social e de cidadania, e também para que o pessoal das agremiações que fez curso tenha mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, discursou o Prefeito.

A Presidente da Amebras, Célia Domingues, alertou que a inclusão e a permanência no mercado de trabalho dependem da competência do aluno. “Não prometemos a inclusão total de todos os formandos. Nós firmamos parcerias com algumas instituições ligadas à produção de shows e espetáculos e colocamos os alunos formados à disposição. Porém, tanto a inclusão quanto a permanência no mercado dependem exclusivamente da competência de cada um”, comentou.

Falando em nome da turma, a aluna Michele Aurora, que é presidente da Escola de Samba Roseira Imperial, agradeceu pela oportunidade. “Agradecemos a oportunidade que nos foi ofertada pelo Governo Jorge Mario. Essa conquista foi um feito histórico para o Carnaval no Estado do Rio de Janeiro. A profissionalização e a qualificação da mão de obra do Carnaval fazem com que sejamos inseridos no mercado de trabalho de forma digna e respeitosa, principalmente por ter este diploma o reconhecimento do Ministério do Trabalho”, assinalou.

Talento revelado

Durante a entrega dos certificados, a aluna Márcia Bettin foi anunciada como a grande revelação do curso de chapelaria do Núcleo Teresópolis do Planseq do Carnaval. Atendendo pedido de encomenda da Amebras, ela desenvolveu uma linha de suvenir e criou uma coleção de pintura em porcelana alusiva a cada uma das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval carioca. “A Amebras fará em breve o lançamento exclusivo dessa coleção, que poderá ser encontrada nos principais atrativos turísticos do município do Rio de Janeiro. Estamos orgulhosos com essa descoberta”, comemorou Célia Domingues.

Márcia Bettin ficou emocionada com o reconhecimento do seu trabalho. “Fui para o curso esperando conhecer novas técnicas e apareceu essa oportunidade. A Amebras tinha feito encomenda para pintar as bandeiras das escolas nos pratos. Eu fiz e achei que ficou sem cor. Levei a opção de fazer uma passista ou porta-bandeira. A associação gostou e fiz uma linha toda, com as cores de cada escola. Ter esse reconhecimento é maravilhoso”, festejou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui