Teresópolis toda na Internet

 

 

Mais um "Grande Acidente" no Unifeso

Calouros precisam cuidar de emergênciaFoto: Divulgação UNIFESO

Teresópolis, 11/08/2010 - Na sexta, 6, o barulho de freadas de carro, buzinas, tiros e gritos de desespero chamou a atenção dos alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para um cenário - simulado, é claro - de tragédia total. Mais de vinte vítimas estavam no chão, atropeladas, com perfurações em várias partes do corpo, fraturas expostas, queimaduras, amputações e outros traumas de maior e menor gravidade.

Ainda na primeira semana de aula, os calouros dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) se depararam com uma situação inesperada, onde a vida e a reabilitação de diversos feridos dependiam da iniciativa dos novos acadêmicos.

Foto: Divulgação UNIFESOO acontecimento faz parte do “Grande Acidente”, uma simulação que marca o início das atividades de inserção dos alunos do primeiro período dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Odontologia do UNIFESO. Os alunos que participavam da recepção de Integração Ensino-Trabalho-Comunidade (IETEC), no auditório Omar Magalhães, prestaram socorro às vítimas espalhadas pelo estacionamento do Campus Sede.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Habilidades (LH), professora Cristina Marcolan, a ideia desta atividade veio de uma experiência similar que ela teve em Minas Gerais, quando soube que houve um grave acidente na cidade onde morava e pessoas chegaram a morrer por falta de atendimento.

“Tenho certeza que a partir desta simulação todos aprendem como lidar numa situação de emergência. Se isso acontecesse de verdade, temos uma ideia das necessidades, de como devemos agir e identificar as prioridades em cada caso, entre outras lições para a vida pessoal”, contou a professora, ressaltando que a próxima etapa será uma aula com manequins no LH, onde os casos serão remontados sob a orientação dos professores. Depois, os estudantes assistirão ao vídeo da simulação para analisar os erros e os acertos.

Sob a direção do professor Adriano Ramires, do projeto Saúde em Cena, participaram da encenação estudantes dos diversos cursos do UNIFESO, funcionários e atores do projeto, representando situações com que profissionais da saúde convivem no dia a dia, como dores, convulsões e ataques cardíacos. “A arte é uma ferramenta extraordinária na saúde e na educação em geral”, declarou o professor Adriano, agradecendo o desempenho de todos.

Experiência na prática

A estudante Vanessa Tavares de Oliveira, do 6º período de Medicina, participou pela segunda vez da simulação. “É uma experiência valiosa tanto para quem recebe o atendimento quanto para os prestadores”, revelou a estudante, que atuou com uma perna “amputada”. A aluna Magaly Cardoso, caloura do curso de Medicina, ficou surpresa com o cenário e feliz por ter salvado uma vítima que levou um tiro. “Percebi que naquele momento o trabalho em equipe foi primordial para o socorro daquele paciente”, constatou.

Como acontece na vida real, o “Grande Acidente” logo reuniu em volta um público de observadores. Entre os curiosos estava Susi Brandão, mãe do estudante de Medicina Giancarlo Brandão. Ela veio de São Paulo acompanhar o filho nestes primeiros dias da jornada acadêmica, e não escondeu a alegria. “O curso oferece atividades inusitadas, diferentes e atrativas, o que não vejo nas outras faculdades em São Paulo. Acredito que, com este método, o aluno é incentivado a procurar soluções, pesquisar, e no futuro se tornará um profissional preocupado em sempre se atualizar”, disse orgulhosa da participação do filho na atividade.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui