Teresópolis toda na Internet

 

 

Estudando as linhas de ônibus

Prefeitura e UFRJ fecham acordoPrefeito Jorge Mario entre o Secretário de Governo José Alexandre Almeida e o Diretor da Coppetec Marcos Cavalcanti - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 11/08/2010 - Atendendo as demandas repassadas pela população à Ouvidoria Geral do Município e nas edições mensais do Projeto Prefeito nos Bairros, o Prefeito Jorge Mario deu o primeiro passo para reorganizar e modernizar o sistema de transporte coletivo em Teresópolis.

Assinado no último dia 5 de agosto, contrato entre a Prefeitura e a Coppetec (Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos), órgão especializado da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), para a realização de um amplo estudo de melhoria do setor no município.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado à população e favorecer a mobilidade urbana em Teresópolis. É um grande desafio. Vamos ter um transporte de melhor qualidade, o que vai influenciar diretamente na melhoria do trânsito. Acima de tudo, a prioridade no trânsito de Teresópolis passará a ser o transporte coletivo e a nossa população, que será beneficiada, enfim, com um projeto de planejamento deste importante setor, o que nunca foi feito antes”, assinala o Prefeito Jorge Mario.

Vinculada à UFRJ, a Coppetec fará um diagnóstico da situação atual do transporte coletivo, através de pesquisas de campo para ouvir os usuários de ônibus. Com início em agosto e duração prevista de 120 dias, o estudo vai avaliar a necessidade de reordenamento de linhas para atender com mais eficiência as demandas da população, bem como a integração tarifária. O estudo pretende definir as regras para a integração tarifária, como itinerários e intervalos de tempo entre as viagens, entre outras questões. Todo o processo terá a participação da população, que será consultada por meio de audiências públicas e através de pesquisas de campo. O documento final será encaminhado para votação na Câmara Municipal e será transformado em lei.

“O estudo, que abrangerá todo o município, vai levantar questões como origem e destino das linhas, os horários de maior movimento e o número de usuários, para que tenhamos dados técnicos que permitam elaborar um diagnóstico que resulte no plano de transporte público para Teresópolis. Para tanto, vamos ouvir a população durante todo esse processo”, explica o diretor da Coppetec, Marcos Cavalcanti.

“É uma demonstração de respeito à população e ao dinheiro público, pois com a contratação de uma instituição reconhecida o Governo Jorge Mario sai do ‘achismo’ para a construção de um plano sério de transporte coletivo”, comenta o Secretário de Segurança Pública, Laet Moutinho.

Mobilidade urbana

O Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, destaca que além da reorganização do transporte coletivo, o Governo Jorge Mario investe no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Trata-se de um documento que vai estabelecer regras para a circulação de veículos e de pedestres na cidade. Pontos importantes como segurança no trânsito, política de transporte coletivo e eliminação de barreiras arquitetônicas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção também estão incluídos.

“O projeto foi aprovado pelo Ministério das Cidades. Estamos buscando recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 540 mil, para fazer esse trabalho. Estivemos em Brasília esta semana, na Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, e acreditamos que no próximo mês os recursos estejam liberados. Enquanto isso, o Prefeito Jorge Mario dá início ao planejamento do transporte coletivo. A intenção é unificar esses dois trabalhos para solucionar definitivamente o problema do trânsito em Teresópolis”, finaliza o Secretário.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui