Teresópolis toda na Internet

 

 

Curso contou a história de Teresópolis

19 palestras nos 119 anos da cidadeO público prestigiou o curso ‘História de Teresópolis’ - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 06/08/2010 - Do comércio ao turismo, da fotografia à imprensa escrita, da música ao teatro, passando ainda pela agricultura, rádio, educação, política, igreja católica e muitos outros assuntos.

Durante quase um mês, de 5 a 30 de julho, 19 palestras promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, pontuaram e documentaram os mais diferentes aspectos do município, por meio do curso ‘História de Teresópolis’. A iniciativa, que fez parte do calendário comemorativo pelos 119 anos de Teresópolis, foi bem recebida pelo público, que pode assistir as palestras no Teatro Municipal e na Casa da Memória Arthur Dalmasso.Wanderley Peres abordou os 108 anos da imprensa no município - Foto: Cláudio Furtado

“Idealizamos este curso com o objetivo de resgatar nossa história, contá-la, pontuá-la e documentá-la, preservando desta forma a memória do nosso município. Tivemos inúmeros temas e palestrantes, que pesquisaram e discorreram sobre variados assuntos, contaram fatos curiosos, falaram sobre personalidades e notícias importantes; enfim, enriqueceram muito nosso conhecimento. Tudo para que pudéssemos resgatar e registrar nossa história, o que foi feito com sucesso. Ano que vem, novos temas serão explorados”, comemora os resultados o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, já ansiando a segunda edição do curso.

Na semana passada, foram realizadas as cinco últimas palestras do curso, sempre com temas diversificados, com o mestre de cerimônias o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Na segunda, 26, o historiador Marcos Lopes falou sobre ‘Mario Baldi: uma história da fotografia em Teresópolis’. Na terça-feira, 27, foram realizadas duas palestras: o Presidente da Aciat - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Henrique Carregal, falou sobre a história do comércio; e o jornalista e Secretário de Cultura, Wanderley Peres, falou sobre a ‘História da imprensa escrita em Teresópolis’. Na quarta, 28, o monsenhor Antônio Carlos Motta discorreu sobre a ‘História da Igreja Católica em Teresópolis’. Na quinta, dia 29, o jornalista Marcelo Medeiros falou sobre ‘Montanhismo e Dedo de Deus’. Na sexta, 30, o médico e historiador Jorge Ferradeira encerrou o ciclo de palestras abordando o tema ‘Pré-História de Teresópolis’.

Após quatro semanas de curso, a impressão dos participantes foi de satisfação. “Acreditei no projeto da Secretaria desde o início, pois sabia que nas palestras aprenderia algo mais sobre Teresópolis. Na realidade, durante o curso eu tive várias surpresas sobre o que a nossa terra guarda em sua história. Primeiro, a qualidade dos palestrantes: muitos talentos, alguns pouco conhecidos. Depois, o conteúdo do curso: temas diversos que se entrelaçam, formando uma história rica e ainda quase desconhecida pela maioria dos teresopolitanos. Independente do frio ou do público, quis ir e saber mais. Creio que o próximo ciclo de palestras será ainda melhor. O curso nos motiva a buscar mais informações, a querer aprender mais. Ficarei aguardando ansiosa”, comentou a professora Katia Castor Vannier, que assistiu a todas as palestras realizadas.

O casal Luiz Carlos e Maria Tornaghi, que prestigiou o curso por diversas vezes, também aplaudiu. “Uma iniciativa muito boa e que merece ser repetida. Além de criar um importante banco de dados, este curso foi além. Aprendemos muito e estaremos presentes no próximo”, comentou Luiz Carlos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui