Teresópolis toda na Internet

 

 

Plenárias do Orçamento Participativo

Participação popular aumentaCerca de 200 moradores participam da plenária do OP em São Pedro - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 06/08/2010 - A Prefeitura realizou, na noite desta quarta-feira, dia 4, a primeira plenária decisiva do Orçamento Participativo 2010/2011 da Região 1, que abrange os bairros de São Pedro, Granja Primor, Pimentel, Rosário e Perpétuo.

A reunião aconteceu no Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), em São Pedro, e contou com a presença de 193 moradores, que debateram sobre as maiores necessidades da região e escolheram as principais demandas de investimentos para o orçamento de 2011.

Secretária Denise Lobato explica sobre a dinâmica da plenária para os participantes - Foto: Roberto FerreiraSecretários e Subsecretários Municipais também compareceram e deram esclarecimentos sobre alguns assuntos, como Saúde e Cultura. A próxima plenária do OP acontece na segunda-feira, 9, às 18h30, no CIEP da Fonte Santa e abrangerá ainda os bairros da Prata, Albuquerque, Fisher, Quinta Lebrão, Recanto dos Artistas e Vale do Paraíso.

“Estamos muito felizes porque apesar da noite fria os moradores compareceram e participaram debatendo sobre as principais demandas do bairro de São Pedro e arredores. A presença maciça dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi importante e possível graças ao apoio e divulgação da diretoria das escolas”, frisou Denise Lobato, Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias.

Participação popular

Os moradores puderam expor suas propostas, dez no total. Essas demandas foram submetidas à votação. A proposta mais votada pelos participantes da plenária foi formação profissional para os jovens, que recebeu 68 votos. Em segundo lugar, ficou a aquisição do prédio do CEMUSA e posterior reforma, com 34 votos.

“Este projeto é um presente para Teresópolis. Os moradores devem fazer um esforço para participar porque este é um espaço onde eles podem colocar suas necessidades, serem ouvidos”, ressaltou Leo Bittencourt, produtor áudio-visual e morador de São Pedro. A presidente da Associação de Moradores do Pimentel, Roseli Leal de Oliveira, concorda. “Temos diversas reivindicações em nossa comunidade, mas sabemos que é preciso estabelecer prioridades porque o orçamento não dá conta de tudo. Porém o fato de podermos expor essas necessidades já é de grande valia”, afirmou.

Apesar de não ficar entre as duas mais votadas, a proposta de Rubens Sabino, de construir um Centro Cultural no bairro, foi uma das mais aplaudidas. “Acredito que um local onde crianças, jovens e adultos tivessem a oportunidade de frequentar cursos gratuitos de teatro, música, cinema e dança ajudaria muito aos moradores porque levanta a autoestima e as pessoas se sentem inseridas na sociedade”, argumentou. O Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, lembrou que o desejo da Secretaria é que cada bairro tenha um centro cultural, mas é preciso levar em conta as limitações orçamentárias e estabelecer prioridades. Ronaldo citou a Casa de Cultura, localizada na Praça Juscelino Kubitschek, em Fátima, próxima ao bairro São Pedro e que oferece diversos cursos, todos gratuitos.

Durante a reunião, também foram escolhidos os 15 delegados a que a região tem direito, seguindo a proporção de um delegado para cada dez participantes da plenária e os dois conselheiros do Orçamento Participativo. Estas pessoas terão a função de estar em contato com a Prefeitura e repassar para os moradores informações sobre o andamento das propostas aprovadas.

Confira abaixo dias e locais de realização das próximas plenárias populares do Orçamento Participativo:
Plenárias em agosto com início previsto para às 18h30

• Dia 9 (segunda) – Região 2: Fonte Santa, Prata, Albuquerque, Fischer, Quinta Lebrão, Recanto dos Artistas, Vale do Paraíso
Local: CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos (Estrada Rio-Bahia, km 78 – Fonte Santa)

• Dia 11 (quarta) – Região 3: Barra do Imbuí, Quinta da Barra, Pimenteiras, Espanhol, Jardim Féo, Caleme, Jardim Salaco, Granja Florestal, Golfe, Posse, Parque do Imbuí
Local: Centro Educacional Beatriz Silva (Rua Dr. Oliveira, 700 – Barra do Imbuí);

• Dia 16 (segunda) – Região 4: Várzea, Tijuca, Parque São Luiz, Jardim Pinheiros, Paineiras, Vila Muqui
Local: E.M. Lino Oroña (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea);

• Dia 18 (quarta) – Região 5: Agriões, Jardim Europa, Panorama, Jardim Serrano, Fazendinha, Cascata Guarani, Beira Linha, Quebra Frascos, Corta Vento
Local: E.M. Antonio Santiago (Rua Coronel Antonio Santiago, 261 – Agriões);

• Dia 23 (segunda) – Região 6: Fátima, Araras, Alto, Soberbo, Caxangá, Santa Cecília, Barroso, Carlos Guinle
Local: Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Praça Dom Quixote, 47 – Araras);

• Dia 25 (quarta) – Região 7: Meudon, Jardim Meudon, Bom Retiro, Ermitage, Vale da Revolta
Local: Igreja Santa Rita de Cássia (Rua Melvin Jones, 315 - Meudon);

• Dia 30 (segunda) – Região 8: Granja Guarani, Jardim Cascata, Iúcas, Taumaturgo, Parque do Ingá, Cascata dos Amores
Local: Capela Igreja Imaculado Coração de Maria (Largo do Machadinho – Granja Guarani)

Plenárias em setembro no interior:

• Dia 3 (sexta) – 3º Distrito, 19h: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 15 - Venda Nova);
• Dia 4 (sábado) – 2º Distrito, 15h: Clube em Providência (Estrada Rio-Bahia, km 60,5)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui