Teresópolis toda na Internet

 

 

Unifeso em Congresso de Terapia Intensiva

Estudante de Medicina apresentou tema

Teresópolis, 05/08/2010 - O estudante Paulo Cesar Rosental Fernandes, do 11º período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), participou do XIII Congresso de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro, que aconteceu nos três últimos dias de julho.

Sob a orientação dos professores Alvaro Madeira Neto e Claudia Barrozo Filippi, o acadêmico apresentou o tema “Avaliação da Importância do Laboratório de Habilidades no Modelo Curricular ‘Problem Based Learning’ e o Ensino da Medicina Intensiva na Graduação". O trabalho abordou o novo modelo curricular adotado por mais de vinte instituições de ensino superior brasileiras, inclusive pelo UNIFESO desde 2005.

O “Problem Based Learning” (Aprendizagem Baseada em Problemas) é uma metodologia onde o aprendizado surge a partir de uma situação problema oferecida aos alunos, de modo a motivá-los e levá-los a estudar ativamente os assuntos que, no currículo tradicional, seriam aprendidos passivamente por meio de aulas expositivas.

Ao longo de um semestre, o estudante Paulo Cesar acompanhou 80 alunos do 4º período de Medicina dentro do Laboratório de Habilidades do UNIFESO, onde os acadêmicos contam com ferramentas práticas para abordar determinadas situações. Neste local, manequins e estruturas anatômicas são utilizados visando um aprendizado clínico efetivo. “A articulação entre as atividades de instrutoria e as desenvolvidas no laboratório permite que os alunos tenham, desde os primeiros momentos do curso de Medicina, a possibilidade de praticar, de forma ética, diversas condutas clínico-cirúrgicas fundamentando uma boa formação profissional. Além disto, a aprendizagem não se faz de forma fragmentada, mas articulada, necessariamente, às condições de saúde e doença da população”, acrescentou o acadêmico Paulo Cesar em seu trabalho.

Trabalhos fazem a diferença na carreira

Professor do curso de Medicina do UNIFESO desde 2007, o orientador Alvaro Madeira Neto contou que já apresentou mais de 20 trabalhos pela instituição. Atualmente, ele orienta os Trabalhos de Conclusão de Curso da Medicina. “Entendo que o envolvimento de nossos estudantes com pesquisa, publicações e congressos médicos é fundamental dentro de um processo pedagógico”, avaliou o professor ao se referir ao trabalho do aluno Paulo César. “Apresentar um trabalho em Congresso faz com que o estudante participe de todo um encadeamento acadêmico”, acrescentou. Para o professor Alvaro, a familiarização dos alunos com eventos deste porte também é um caminho importante para a futura carreira profissional.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui