Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis em encontro de cultura

Conferência da Região SerranaFoto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 05/08/2010 - O Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, esteve em Nova Friburgo, no último sábado, 31 de julho, para participar da Conferência de Cultura da Região Serrana.

O evento, realizado no Nova Friburgo Country Clube, foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura como mais uma ação em prosseguimento à construção do Plano Estadual de Cultura. Participaram do encontro cerca de 230 pessoas, entre gestores públicos e agentes culturais de diversos municípios do Estado do Rio, inclusive uma comitiva de 13 representantes de Teresópolis.

O encontro reuniu artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades da sociedade civil e gestores públicos dos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, São José do Vale do Rio Preto, Trajano de Moraes, Teresópolis, Petrópolis, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu. Representando Teresópolis, estiveram Luciana Daumas, Ayrton Rebello, Romildo Pires, Regina Furtado, Claudio Furtado, Alan Magalhães, Louis Cappelle, Herman Cappelle, Alyxandre Gaudenzi, Sergio Moraes, Waldir Silva e Lucia Duarte, além do Secretário Wanderley Peres.

A Conferência teve como meta principal aprofundar o diagnóstico obtido nos Encontros Municipais de Cultura, realizados em todos os municípios da região, apontando potencialidades e carências. Além dos representantes de cada município, o evento contou com a presença do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, do coordenador do Plano Estadual de Cultura, Renato Dantas, representando a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, e da chefe de Divisão de Políticas Culturais da Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Ana Lúcia Pardo, que falou sobre a importância do encontro. “Esta conferência tem como pilares a cultura, o trabalho e a construção de políticas públicas. É de suma importância a criação de mais planejamento e institucionalidade para a cultura, que garantirá a continuidade das ações que já estão sendo desenvolvidas”, disse Ana Lúcia, lembrando ainda a respeito do acordo de cooperação com o Sistema Nacional de Cultura, que devem ter a adesão dos municípios.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra “Sertões do Macacu”, ministrada pelo professor Henrique Bon, que apresentou fatos históricos, registros e análises sobre a história do povoamento de toda a região. Além de debates e da apresentação do diagnóstico regional, dois membros foram eleitos durante a conferência para representar a Região Serrana nas próximas etapas de construção do Plano Estadual de Cultura.

Para o Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, a participação de Teresópolis na conferência regional foi decisiva. “Além de participar nas discussões e na sugestão de propostas, a presença de nossos representantes mostra o real interesse pelo desenvolvimento da cultura em Teresópolis. Foi um encontro extremamente produtivo e um passo importante na construção do Plano Estadual de Cultura, que certamente vai gerar, a médio prazo, benefícios e captação de recursos para Teresópolis”, ponderou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui