Teresópolis toda na Internet

 

 

CTI exclusivo do SUS em funcionamento

10 leitos novos no Hospital São José

Teresópolis, 05/08/2010 - Inaugurado na última segunda, 2 de agosto, já está funcionando, no Hospital São José, o Centro de Terapia Intensiva (CTI) com dez leitos exclusivos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com investimento em torno de R$ 600 mil, a iniciativa é fruto de parceria com a Prefeitura de Teresópolis, o Governo do Estado e a União, através do Ministério da Saúde.

Contando com equipamentos de última geração e leitos especiais, o CTI será referência para Teresópolis e municípios vizinhos, e a ocupação de vagas será coordenada pela Central de Regulação do Governo Estadual A abertura do novo CTI gerou 40 empregos diretos, entre profissionais de enfermagem, fisioterapia, higienização, copa e nutrição, entre outros setores. Sem contar a equipe médica, que conta com 12 profissionais.

Prefeito Jorge Mario na inauguração do novo CTI do Hospital São José - Foto: Marco EstevesO Prefeito Jorge Mario ressaltou a importância da parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal com a Associação Congregação de Santa Catarina, mantenedora do Hospital São José, para a concretização do CTI.

“Temos aqui uma aliança pela melhoria da qualidade do atendimento de saúde à população, principalmente aos pacientes do SUS. Inauguramos um espaço que vai salvar muitas vidas. Quando os homens públicos trabalham juntos, a sociedade se beneficia”, ressaltou o Prefeito, que prestigiou a inauguração acompanhado dos secretários de sua equipe de Governo e dos Vereadores Dr. Habib – presidente da Câmara Municipal, e Marcelo Oliveira.

A grande vantagem, para o Secretário Municipal de Saúde, Maurílio Schiavo, é que não haverá mais disputa entre pacientes do SUS e de convênio pelos leitos de CTI. “É um avanço muito grande ter um CTI bem equipado e exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

O Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, elogiou o novo CTI. “Difícil encontrar um hospital privado com o nível de equipamentos deste CTI. Teremos uma população segura, caso precise de leitos de terapia intensiva exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde. Vemos que o Prefeito Jorge Mario decidiu buscar alternativas para que Teresópolis tenha saúde digna”, enalteceu.

Durante a inauguração da unidade, o Secretário Sérgio Côrtes antecipou que Teresópolis poderá ganhar uma UTI neonatal, para atendimento especializado a recém-nascidos prematuros e em situação de risco, e também uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Trata-se de programa do Ministério da Saúde de prestação de socorro à população em casos de emergência em qualquer lugar, como residências, locais de trabalho e vias públicas.

“A Prefeitura de Teresópolis e o Hospital São José já podem contar com a total parceria e investimentos do Governo do Estado para que possamos inaugurar a nova UTI neonatal do Hospital São José. Também vamos começar por Teresópolis a implantação do Samu, trazendo mais uma parceria do Governo Federal e garantindo que o custeio do Samu será 50% do Ministério da Saúde e 50% do Governo do Estado, ficando a Prefeitura, como portaria publicada no ano passado, responsável pela gestão”, anunciou Sérgio Côrtes.

A diretora geral do Hospital São José, Irmã Clédia Zorzal, salientou que o hospital tem grande satisfação em apoiar eventos que promovam a vida. “Estamos oferecendo um ambiente mais confortável aos pacientes graves e carentes. Esperamos que seja um grande benefício para toda a população. Preciso dizer que só foi possível começar, desenvolver, concluir e equipar esta unidade com a ampla parceria dos Governos Municipal, Estadual e Federal”. O diretor executivo do Hospital, Nelisson do Espírito Santo, concordou. “O novo CTI é uma conquista da população, fruto de um esforço conjunto da instituição privada com o poder público municipal, estadual e federal”, comentou, acrescentando que agora o Hospital São José conta com 20 leitos em CTI, sendo dez exclusivos para pacientes do SUS.

Também marcaram presença na inauguração do novo CTI do Hospital São José o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Gomes de Mello, e o coordenador da Comissão de Vigilância em Saúde do Conselho Estadual de Saúde, Orany Francisco. “É um avanço no atendimento de alta complexidade no município”, opinou Renato. “É um resgate do serviço público de saúde e a população de Teresópolis para a promoção da saúde”, completou Orany.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui