Teresópolis toda na Internet

 

 

Semana Mundial de Amamentação

Atividades acontecem até sexta-feira

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 05/08/2010 - Com o tema ‘Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida’, começou, nesta segunda-feira, 2, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2010 em Teresópolis.

A abertura oficial contou com a presença de representantes das unidades de saúde, profissionais da área e gestantes que participam do programa de aleitamento materno do município. Ações educativas, exibição de documentário, exposição de fotos, palestras e teatro são algumas das atividades que serão realizadas até sexta, 6, nas unidades de saúde, na cidade e no interior.

“Este é um momento de divulgação mundial, no qual é feita uma chamada para que todos tomem ciência dos benefícios da amamentação. A campanha deste ano é voltada para os dez passos para o sucesso da amamentação, aconselháveis para um bom começo de vida. Esse trabalho deve ser o foco dos profissionais das unidades hospitalares e das unidades de saúde. Temos alcançado excelentes resultados, tanto que Teresópolis é referência nacional em amamentação exclusiva (zero a seis meses de idade)”, frisou a Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, pediatra Maria da Conceição Salomão, lembrando todo o apoio do Prefeito Jorge Mario e do Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, ao programa. Entre os dez passos defendidos pela campanha estão o treinamento de toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma; informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento; e não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

Foto: Marco EstevesAs pediatras Drª Luciana Borges, diretora médica das unidades hospitalares do município, e Drª Cláudia Miguel, coordenadora do Departamento de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde, também enfatizaram a importância do aleitamento materno para o bebê e para a mãe. Cleoneide Tavares, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno do município, destacou a necessidade do envolvimento dos profissionais, gestores e das instituições neste projeto.

“Para cumprirmos os dez passos é preciso um forte engajamento de todos que trabalham na área. Queremos promover ainda mais o aleitamento materno, exclusivo até os seis meses de idade e, a partir daí, em complemento a outros alimentos, reduzindo os índices de mortalidade”, afirmou a nutricionista.

Na ocasião, Drª Luciana Mantovani, coordenadora do programa de prevenção odontológica Mamãe-Bebê, e os dentistas residentes Walmir Rodrigues e Monique Rocha fizeram uma palestra sobre o trabalho realizado há 1 ano e 2 meses no Centro Materno Infantil, na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. “O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento dento-facial do bebê, ou seja, ao sugar o leite, ele movimenta e fortalece os músculos faciais, ajudando na articulação das palavras, além de fazer com que as arcadas dentárias fiquem harmônicas”, explicou Monique Rocha.

Mães exemplares

Marta Cristina Fernandes está no sexto mês de gestação do terceiro filho. A dona de casa sabe da importância do aleitamento materno. “Eu amamentei os meus outros dois filhos e quero muito que isso seja possível novamente. Quero que esse filho seja saudável e feliz como os outros dois”, disse a gestante. A servente Luciara Rodrigues da Silva é madrinha da campanha deste ano e concorda. “Meu filho de 9 anos só ficou doente apenas uma vez em todos esses anos. Acredito que o meu leite ajudou-o a ter uma saúde de ferro”, comentou Luciara, com o filho mais novo no colo, Pedro Lucas, de 6 meses.

Homenageada pela força e empenho em amamentar seus filhos, Márcia Haddad é um exemplo de superação. Mãe de Arthur, de 8 anos, e de Miguel de 2 meses, Márcia teve dificuldades para amamentar o filho mais velho e buscou ajuda assim que Miguel nasceu para que pudesse alimentá-lo com o seu leite. “Eu fiz uma cirurgia redutora há mais ou menos quinze anos e isso dificultou a amamentação dos meus filhos, mas com o auxílio do programa de aleitamento materno consegui superar tudo e dar aos meus meninos o melhor alimento que existe”, ressaltou.

A Semana Mundial da Amamentação será encerrada no dia 6 de agosto, às 18h30, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, com várias atividades, exibição de vídeo e apresentações sobre o trabalho de incentivo ao aleitamento materno realizado em Teresópolis.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui