Teresópolis toda na Internet

 

 

Ônibus voltam ao horário antigo

Mudanças na linha do Corta Vento

Moradores, líderes comunitários, representantes da Prefeitura e da Viação Dedo de Deus negociam o retorno do horário antigo da linha de ônibus Corta Vento-Três Córregos - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 05/08/2010 - A partir desta terça, 3 de agosto, a linha de ônibus Corta Vento-Três Córregos voltou a cumprir o horário antigo. O horário havia sido alterado desde o dia 17 de julho por conta da extensão da linha até a localidade de Pessegueiros, no 2º Distrito. A decisão foi anunciada em encontro realizado no último sábado, 31, que reuniu representantes da Prefeitura, da Viação Dedo de Deus, da Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis (Fameat), da Associação de moradores do Corta Vento e a comunidade.

De acordo com o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, algumas mudanças estão sendo realizadas para que seja ampliado o controle sobre as linhas e que se fiscalize a regularidade dos horários.

“Por determinação do Prefeito Jorge Mario está sendo elaborada uma comissão do governo para analisar qualquer solicitação de alteração de linhas e horários. A medida está sendo regulamentada e será informada em breve à população”, disse. Segundo ele, as empresas concessionárias estão sendo informadas de que não poderão mais firmar acordos diretamente com as associações de moradores e com a Federação sem a anuência do Poder Público Municipal. “Qualquer decisão precisa estar respaldada pela maioria da comunidade atingida pelas mudanças. O papel das associações de moradores é muito importante, mas a validação das alterações deve ser ampliada a fim de se evitar problemas desnecessários”, afirma José Alexandre.

Já a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, destacou que o Governo Jorge Mario mantém vários canais para ouvir as demandas da população, seja através das edições mensais do Projeto Prefeito nos Bairros, da Ouvidoria Geral (localizada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea) ou da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias (instalada no Espaço Cidadão, na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Várzea).

A extensão do itinerário vinha causando descontentamento aos moradores do Corta Vento. Eles reclamavam que não haviam sido consultados sobre a referida mudança. Reclamavam ainda que os novos horários não atendiam a comunidade, por conta do aumento do tempo entre as viagens e dos constantes atrasos, muitas vezes superiores a uma hora.

O Gerente Operacional da Viação Dedo de Deus, Azarias Carvalho, informou que há cerca de dois meses a empresa vem promovendo modificações em alguns horários de suas linhas de ônibus, em caráter experimental, com o objetivo de melhor atender a população. Segundo ele, as alterações vêm sendo feitas para corrigir os constantes atrasos nos horários dos coletivos, que ocorrem devido ao aumento do número de veículos que trafegam pelo centro da cidade, principalmente nos horários de pico. “Porém, a Viação está aberta ao diálogo. A empresa trabalha para servir à população e tem que atendê-la de acordo com os seus interesses”, justificou Azarias, ao comentar a decisão da Viação de atender a reivindicação dos moradores do Corta Vento para que a linha de ônibus voltasse a circular cumprindo o horário antigo.

Foi formada uma comissão de moradores para apresentar propostas com o objetivo de melhorar o transporte coletivo no bairro. O estudo será entregue à Viação Dedo de Deus para ser avaliado. “A comunidade vai acompanhar todo o processo”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do Corta Vento, Antonio Carlos Rodrigues Vieira. “Pela primeira vez a comunidade do Corta Vento se mobilizou. Gostaria que ela se mobilizasse não só quando tivesse prejuízo, mas também para apresentar propostas de melhorias para o bairro. Esta é a função da associação de moradores”, comentou Antonio Carlos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui