Teresópolis toda na Internet

 

 

Casa cheia no Cultura de Raiz

7ª edição aconteceu na Casa de Cultura

Teresópolis, 05/08/2010 - Um grande público prestigiou, no último domingo, 1º de agosto, o 7º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2010, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Seguindo formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça, o evento reuniu diversos artistas em quase 20 apresentações de música, verso e prosa.

“Além de resgatar a boa música regional, o Encontro de Cultura de Raiz tem conseguido alcançar uma tarefa das mais especiais: valorizar os nossos artistas populares, verdadeiros talentos da música teresopolitana, dando a eles oportunidade de se apresentarem em público e retomarem suas carreiras. E essa oportunidade, no Cultura de Raiz, tem permitido o aperfeiçoamento das suas apresentações. É muito bom ver os artistas que se mostram no Cultura de Raiz desde a primeira edição interagindo com os novos talentos, que aparecem na Casa de Cultura a cada primeiro domingo do mês”, comemora o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Adão Curió da Viola abriu o programa, comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig e que teve como tema ‘Bichos e Flores’, já anunciando a chegada da primavera. Logo depois, Edson Rosa subiu ao palco com seu acordeom e se apresentou acompanhado do estreante Rochedo, na viola, cantando músicas de Tonico e Tinoco. E mais tarde, voltou a se apresentar ao lado do irmão, Moacir Rosa, com ‘Mala Amarela’ e ‘Saudade da minha terra’.

Entre os destaques, Regina Franco e Álvaro Pio fizeram sucesso com ‘Vira Virou’, de Kleiton e Kledir, e ‘Tiro ao Álvaro’, de Adoniran Barbosa. Paulo Medeiros cantou ‘Marrom Bombom’ e, logo depois, foi a vez da apresentação de Zé Lopes, acompanhado por Genaro da Zabumba e ‘Seu’ Timbira. Levi Dias emocionou o público com ‘E o destino me escolheu’, enquanto Silvio José fez sucesso com uma valsa de Murilo Alvarenga.

Outro momento especial foi a apresentação de João Batista, que apresentou um pequeno esquete, interpretando a história ‘Meu pedacinho de chão’, de autoria de Lucas Castilho. A manhã de festa teve ainda a participação do estilo lírico, com Carmem Bartoly, que cantou ‘Ciranda da Rosa Vermelha’, acompanhada por Rogério Barros, e Nando Gabrielli, com ‘Bachianas nº 5, de Villa-Lobos.

Destaque ainda para a dupla Tony e Anderson, que agitou a plateia com ‘O sertão vai virar mar’, do Trio Nordestino, e canções de Zé Ramalho, como Frevo Mulher, entre outras. ‘É um prazer enorme estarmos aqui. Cada convite é sempre recebido com muita alegria, pois o projeto é maravilhoso”, comentou Anderson. Seguindo um estilo próximo, a banda Sobretudo também balançou o público com ‘Girassol’, de Alceu Valença, e ‘Ai que saudade d’ocê’, de Geraldo Azevedo. ‘Seu’ Timbira também alegrou a manhã com sua sanfona, acompanhado de Deucesílio, Zé Lopes, Genaro da Zabumba, Zé Luis e Jacaré. Vera Boccard contou com a participação de ‘Seu’ Claro, figura conhecida por toda a cidade, tocando pandeiro. E, encerrando a edição, Mário da Viola, que tocou ‘Terra Tombada’, de Chitãozinho e Xororó. “O que acontece aqui deveria ser feito em todo o Brasil. Este projeto é pura cultura e merece os parabéns”, comentou Mario, que participou pela segunda vez do Cultura de Raiz.

Além das apresentações musicais, na área externa da Casa de Cultura, houve edição especial da Feira Agroecológica e das artesãs do Espaço Mulher, que montaram estandes onde o público pode encontrar peças de artesanato em tricô, crochê, fuxico, pintura em tecido, bambu, cerâmica, além do famoso suco ecológico e tapiocas.

Participantes

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2010 os seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Rochedo, Edson Rosa, Moacir Rosa, Regina Franco, Álvaro Pio, Zé Lopes, João Batista, Levi Dias, Francisco Corino, Sílvio José, Amado Rodrigues, Carmem Bartoly, Rogério Barros, Nando Gabrielli, Tony e Anderson, Fernando Azevedo, Rafael, ‘Seu’ Timbira, Jacaré, Genaro da Zabumba, Zé Luis, Banda Sobretudo (Luciano, Lino, Tito, Tatiana, Pâmela e Rodrigão), Vera Boccard, ‘Seu’ Claro, Crésio da Vila, Nete Silva, Mário da Viola.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui