Teresópolis toda na Internet

 

 

UNIFESO em destaque

Artigos em revistas nacionais e internacionais

Teresópolis, 28/07/2010 - Dois trabalhos de conclusão de curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) ganharam recentemente reconhecimento nacional e internacional.

Um dos trabalhos, da egressa Fabiana Rodrigues da Silveira, foi publicado na Revista MVZ Córdoba, da Universidade de Córdoba (Espanha) no fim do ano passado. Com o título “Retención de Huevos en Hembra de Jabotí-Piranga en Cautiverio” (Retenção de Ovos em Fêmea de Jabuti-Piranga em Cativeiro), a tese teve a participação dos professores Igor Mansur Muniz, coordenador da Clínica-Escola de Medicina Veterinária; Denise de Mello Bobány, coordenadora de Estágio Supervisionado e Veterinária Clínica de Pequenos Animais e Animais Selvagens, e Eduardo Cárdenas Nogueira Rubião, da disciplina Ecologia.

Para professora Denise Bobány, o tratamento clínico instituído pelos professores e pela então aluna do UNIFESO permitiu, com sucesso, a expulsão dos ovos sem dor e sem comprometer o bem estar do jabuti. Ela explicou que “os animais selvagens, particularmente jabutis, são frequentemente criados em cativeiro como animais de estimação e, quase sempre, apresentam problemas reprodutivos por vários motivos como alimentação e recintos não apropriados. O problema de retenção de ovos em fêmeas de jabutis é comum e, na maioria das vezes, é resolvido em procedimentos cirúrgicos que podem por em risco a vida desses animais”.

Pesquisas como esta estão sendo intensificadas na Clínica-Escola de Medicina Veterinária do UNIFESO, tanto para qualificar o atendimento quanto para produzir informações científicas importantes. Com isso, os egressos têm também suporte suficiente para serem aceitos em qualquer curso de pós-graduação, além de apresentar um currículo competitivo. Ainda de acordo com a professora Denise “a divulgação da Clínica-Escola no exterior é importante para qualificar o profissional”.

Preocupação com a sociedade

Outro artigo, também vindo de trabalho de conclusão de curso de uma egressa do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, foi publicado neste ano na revista “Ciência Animal Brasileira”, da escola de veterinária da Universidade Federal de Goiás. O trabalho “Atividade Antimicrobiana do Mel de Abelhas Jataí em Cultivo de Microrganismos do Conduto Auditivo de Caninos Domésticos” teve o objetivo de desenvolver o interesse nos produtos de abelhas nativas, o que alia produção, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico.

De autoria da ex-aluna Mariana de Alcantara Pereira Pimentel, o trabalho contou com a orientação dos docentes do UNIFESO Roberta Rollemberg Martins Cabral, professora de Genética e de Apicultura; Bernardino Alves de Souza Netto, professor de Microbiologia; Marcello Silva de Tolla, técnico de Laboratório de Microbiologia; e da professora Denise de Mello Bobány, que destacou a importância social deste tipo de trabalho. “Essa é uma linha moderna e que responde às expectativas governamentais e da população como um todo”, classificou a professora Denise.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui