Teresópolis toda na Internet

 

 

Última semana de Circuito da Memória

Exposições seguem até o fim do mês

Teresópolis, 28/07/2010 - Idealizadas pela Secretaria de Cultura, com o objetivo de resgatar a memória da cidade, as exposições que formam o Circuito da Memória seguem a pleno vapor e podem ser visitadas por teresopolitanos e turistas até o dia 31 de julho.

São seis exposições, em cinco locais diferentes, que vem despertando o interesse da população desde a inauguração, realizada no dia 3 de julho. As mostras integram a programação festiva pelos 119 anos do município e mostram variadas abordagens sobre o tema Teresópolis em cinco diferentes locais: Calçada da Fama, Casa da Memória Arthur Dalmasso, Centro Cultural Bernardo Monteverde, Casa de Cultura Adolpho Bloch e Prefeitura Municipal.

“A Secretaria de Cultura organizou as exposições por estar preocupada com a memória do município. Buscamos levar ao público não só informações e fatos curiosos, mas sim as mais variadas nuances de Teresópolis, através de registros documentais. Tivemos um amplo trabalho de pesquisa para ter o Circuito da Memória como uma de nossas contribuições para o aniversário da cidade. E a resposta do público tem sido muito boa”, comemorou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Organizadas pela equipe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, as seis mostras têm sido alvo de grande visitação. Na Calçada da Fama, a recordista de público, que desperta a atenção de todos. Duas tendas especiais abrigam a exposição ‘A cidade e o tempo – Teresópolis ontem e hoje’. São 36 fotografias, expostas em displays, fazendo comparativos de uma mesma cena, ressaltando como era o local em meados do século XX e como é hoje, na atualidade.

Na Casa da Memória Arthur Dalmasso, outra exposição que também vem despertando grande atenção do público é a ‘Postais, registros de uma época’. Mais de 250 pessoas já visitaram a mostra, que reúne uma coleção rara de aproximadamente 200 cartões postais antigos, com os mais variados cenários, como prédios, estradas, pontos turísticos e paisagens de Teresópolis. No local, também está exposto o mosaico que reproduz parte destes postais antigos, pintados por artistas da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis. São 27 cenas, pintadas por 27 artistas diferentes, reunidas em painel com dimensões de 2,75m x 1,83m.

No Centro Cultural Bernardo Monteverde, está aberta à visitação a exposição ‘Cores da Cidade’, mostra coletiva com cerca de 20 pinturas, assinadas exclusivamente por artistas plásticos teresopolitanos, confeccionadas em diversos estilos e abordando a paisagem local.

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, mais duas exposições. Na galeria da Casa, a segunda edição da exposição ‘Documento Primário’, com 39 edições únicas, algumas raríssimas, de jornais que circularam e/ou ainda circulam, fazendo parte dos mais de 100 anos da imprensa de Teresópolis. E, na área de circulação da Casa, também chama atenção a exposição ‘Foto Legenda’, que reúne 55 fotos de situações e eventos vividos em Teresópolis, acompanhadas de textos explicativos.

A última das exposições é a ‘Galeria de Prefeitos’, montada na sede da Prefeitura de Teresópolis e inaugurada com a presença de ex-prefeitos. Completamente reformulada, a nova galeria foi dividida por períodos da história política da cidade e pode ser vista nas paredes da área de circulação do segundo piso do Palácio Teresa Cristina, sede do Governo Municipal, em caráter permanente.

Horários de visitação

As exposições podem ser visitadas até 31 de julho, próximo sábado, nos seguintes dias e horários:

- Casa de Cultura Adolpho Bloch - Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras
De segunda a sábado, das 9h às 18h

- Centro Cultural Bernardo Monteverde - Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto
De segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h

- Casa da Memória Arthur Dalmasso - Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro
De segunda a sábado, das 13h às 17h

- Calçada da Fama - Centro da cidade
De segunda a sábado, das 9h às 18h

- Prefeitura Municipal - Avenida Feliciano Sodré, 675 – Centro
De segunda a sexta, das 8h às 18h

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui