Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis no Fórum Nacional de Museus

Sec. de Cultura participou do evento

Teresópolis, 28/07/2010 - Na última semana, entre os dias 12 e 17 de julho, foi realizado em Brasília o 4º Fórum Nacional de Museus. O evento, ocorrido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, teve a participação de Teresópolis, representada pelo historiador Marcos Lopes, da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura.

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), o evento teve como tema ‘Direito a Memória. Direito a Museus’.

Com mais de 1.200 participantes, entre representantes de diversos estados brasileiros e de vários países, o fórum teve como objetivo a construção do Plano Nacional de Museus, que segue os moldes do Plano Nacional de Cultura e vai definir as diretrizes que vão nortear a atuação dos museus em todo o território nacional.

O evento contou com discussões e conferências diárias, com especialistas nacionais e internacionais da área museal. Os participantes foram divididos em grupos setoriais, correspondentes às varias tipologias de museus, onde foram realizadas discussões e formulações de propostas, apresentadas em mini plenárias e, posteriormente, em plenária geral para votação.

O historiador Marcos Lopes participou do grupo setorial Museus de História, contribuindo na formulação de propostas e como documentador. “A ideia é que o plano garanta que os museus atuem articulados com as comunidades onde estão inseridos. E a importância maior do fórum foi o trabalho de construção do plano em si, que está sendo elaborado de forma democratizada”, avaliou.

Este foi o primeiro Fórum Nacional de Museus realizado após a criação do Ibram. Fundado em 2009 a partir do Demu – Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), o Ibram é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por gerenciar uma política pública para a área museológica. Também tem como tarefa atuar na melhoria dos serviços do setor - aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos, e na criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

“Além de estreitar o relacionamento com o Ministério da Cultura, a participação de Teresópolis no Fórum foi fundamental, pois permite o acompanhamento da construção do Plano Nacional de Museus. O Plano, através das suas diretrizes e estratégias, será um instrumento essencial para a criação de um museu em Teresópolis, uma das maiores aspirações da Secretaria de Cultura”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui