Teresópolis toda na Internet

 

 

Capacitação do Bolsa Família em Teresópolis

Entrevistadores de 13 municípios na cidade

Teresópolis, 21/07/2010 - A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos realiza em Teresópolis a capacitação de entrevistadores municipais do Programa Bolsa Família para aplicação dos novos formulários do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O cadastro é uma base de dados que permite aos governos Federal, Estaduais e Municipais identificar quem são, onde estão e quais são as necessidades das famílias mais vulneráveis social e economicamente. A iniciativa tem coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento teve início nesta terça, 20 de julho, e acontece até sexta, 23, no auditório da Escola Municipal Lino Oroña, na Várzea. Participam profissionais de Teresópolis e de outros 12 municípios da região serrana: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes. O objetivo é apresentar a nova versão do formulário, a metodologia do seu preenchimento e treinar os técnicos municipais para a coleta precisa de dados das famílias.

Segundo Maria Emília Bottini, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e que está acompanhando o treinamento, a capacitação é realizada em todo o Brasil. “Os entrevistadores precisam estar por dentro das mudanças de conceitos ocorridas nos formulários do CadÚnico. Elas serão exigidas pelo Ministério para que os recursos públicos cheguem às pessoas que realmente precisam de atendimento”, informou.

Uma das instrutoras do curso é Elisabeth Mendes Amaral, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. “O Governo do Estado é responsável pela capacitação dos entrevistadores dos 92 municípios fluminenses, em parceria com as prefeituras e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, explicou.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Teresópolis, Rudimar Caberlon, o treinamento é fundamental para que os entrevistadores prestem um serviço de qualidade aos beneficiários do Programa Bolsa Família. “Serão quatro dias de trabalho para que os entrevistadores aprendam a lidar com o novo formulário. É um importante instrumento para a formulação de políticas públicas visando a inclusão produtiva das famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família e que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica”, avaliou.

Atualizando informações

A capacitação é necessária para que os entrevistadores aprofundem seus conhecimentos e preencham o Cadastro Único com mais precisão, facilitando deste modo o acompanhamento da situação dos usuários dos programas sociais do Governo Federal. “Concluído o curso, os entrevistadores vão atuar, em seus municípios, como multiplicadores das informações recebidas”, comentou a Coordenadora do Programa Bolsa Família em Teresópolis, Érica Vargas.

Psicóloga do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Macuco, Carolina Fontes Queiroz está fazendo o curso. “Espero aprimorar o meu trabalho com esta capacitação”, comentou. Funcionário da Secretaria de Assistência Social de Santa Maria Madalena, Saulo Dubois tem a mesma expectativa. “Que o treinamento esclareça todas as dúvidas e proporcione mais conhecimento para aperfeiçoar o meu trabalho”, disse. Coordenadora do Cadastro Único da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Teresópolis, Márcia Medeiros é uma das entrevistadoras do município que marca presença na atualização. “Pretendo adquirir o máximo de conhecimento para repassar para a nossa equipe”, concluiu.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui