Teresópolis toda na Internet

 

 

Árvore centenária tenta ser recuperada

Parques e Jardins no local

Teresópolis, 21/07/2010 - Uma árvore centenária da espécie de eucalipto está sendo recuperada pela equipe da Subsecretaria de Parques e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, no Bairro de Fátima.

Localizada na Rua Beira Rio com a Rua Timbó, o eucalipto estava com um buraco no caule, onde as pessoas jogavam entulhos e até acendiam vela, queimando o tronco por dentro. A paisagista Alessandra Amiúna coordena a equipe responsável formada por dez homens, um caminhão e uma retroescavadeira e conta com a colaboração da Ampla para auxílios na rede elétrica.

Para Alessandra, é importante frisar que esta é uma tentativa de recuperação da árvore, mas o resultado depende da reação do vegetal.

“Os moradores nos procuraram e pediram para que fizéssemos uma intervenção para salvar a árvore centenária que estava bastante danificada. Usamos a tabatinga, um composto argiloso natural, para preencher o buraco no caule e esperamos que a própria árvore responda e faça a brotação. Nós acreditamos que, com o amor e carinho da população, a árvore vai reagir e se recuperar”, explicou a paisagista.

Depois do preenchimento no caule, a árvore foi podada para livrá-la da rede elétrica e ter mais equilíbrio para crescer.

“É importante que ela esteja mais leve para ter forças de se recuperar. A poda está sendo feita com segurança, com o auxílio da Ampla, que desliga a rede elétrica para que possamos trabalhar. Esperamos que o serviço dê certo, que a árvore fique segura e que os moradores aprovem o resultado”, completou.

A aposentada Cassimira Reis mora há 25 anos no Bairro de Fátima e acompanhou o serviço. “Estou muito feliz de ver esse trabalho de recuperação da árvore e muito agradecida de não terem retirado, já que estava com problemas. Sou amiga da natureza, desde quando vim morar aqui acompanho esta árvore, sempre grande e bonita. Parabéns pelo trabalho”, elogiou a moradora.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui