Teresópolis toda na Internet

 

 

Centro de Empreendedorismo de Teresópolis

Auxílio a autônomos e empresários

Teresópolis, 21/07/2010 - Com o objetivo de auxiliar os empreendedores, autônomos e empresários da economia informal interessados em montar e legalizar seu negócio, foi lançado na última quinta, 15 de julho, o CET - Centro de Empreendedorismo de Teresópolis.

É uma forma mais moderna de gestão que vem substituir a Incubadora de Empresas, instalada na Ermitage em 2002 dentro do Projeto Siga – Sistema de Incubadoras de Gestão Assistida, fruto da parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Prefeitura de Teresópolis, SEBRAE/RJ e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT).

A inauguração reuniu empresários, autoridades e convidados na sede do CET, que funciona nas mesmas instalações da Incubadora de Empresas (Rua Wilhelm Christian Kleme, 701/fundos), na Ermitage.

“Vivemos um momento marcante para o desenvolvimento econômico sustentável de Teresópolis. Parabenizo a todos os profissionais que vão trabalhar no CET pela multiplicação do sucesso desses empreendimentos”, discursou o Prefeito Jorge Mario, que acompanhou o lançamento do Centro de Empreendedorismo de Teresópolis junto dos secretários de sua equipe de governo.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, a reestruturação da antiga Incubadora de Empresas é uma das ações previstas no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável - Teresópolis 2020. Iniciativa do Governo Jorge Mario, o planejamento reúne metas e diretrizes, definidas em conjunto entre Poder Público Municipal e sociedade organizada, visando o desenvolvimento econômico do município pelos próximos anos. “Atendendo ao plano Teresópolis 2020, fizemos uma reconfiguração do antigo sistema de incubadora, para que o processo se torne mais dinâmico e ágil a fim de melhor atender os empreendedores que querem começar um negócio de sucesso”.

Apoio ao empreendedorismo

O CET conta com dez empresas incubadas nas áreas de tecnologia, informática, manutenção predial, embalagens plásticas, fabricação de móveis, de equipamentos de pilates e de ração para animais, realização de eventos, marketing e acessórios de moda. Durante um período de dois anos, os empreendedores receberão todo o suporte para oficializar seu negócio, com orientação legal, contábil, financeira e de contatos. O objetivo é que, ao final dos 24 meses, o empreendimento esteja apto a se estabelecer no mercado com maiores chances de sobrevivência. “O nosso intuito é apoiar os empresários com treinamento e consultoria, acompanhando-os durante dois anos. Essa iniciativa vai minimizar os riscos de mortalidade desses empresários no futuro. Queremos que essas empresas deem muito certo”, avaliou Jaqueline Baptista, Gerente Regional do SEBRAE/RJ.

Representando o presidente da Facerj, Lédio Ferreira elogiou o apoio do Prefeito Jorge Mario para a transformação da Incubadora de Empresas no Centro de Empreendedorismo. “O Prefeito Jorge Mario entendeu que esta casa vai gerar grandes negócios, desenvolvimento econômico, emprego e renda para Teresópolis”, enalteceu.

Para o diretor do SEBRAE/RJ, Evandro Peçanha Alves, Teresópolis vem se destacando no movimento de estímulo à criação de novas empresas e no fomento ao desenvolvimento da economia. “Que outros municípios possam tomar o Centro de Empreendedorismo de Teresópolis como modelo que, tenho certeza, vai gerar muitos resultados positivos para a sociedade”.

Já o presidente da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Henrique Carregal, deixou uma mensagem de estímulo aos novos incubados do CET. “É possível alcançar os objetivos pretendidos quando se tem meta e auxílio, que será disponibilizado no Centro de Empreendedorismo. Nossa cidade tem grandes empresas, que devem vislumbrar novos horizontes para se destacar no cenário regional e até nacional”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui