Teresópolis toda na Internet

 

 

Escolas de Teresópolis fazem bonito

Alto índice no Ideb, do MECPrefeito Jorge Mario agradece aos educadores pelo bom resultado - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 15/07/2010 - Superando as projeções do Ministério da Educação (MEC), Teresópolis conquistou a primeira colocação entre os municípios da região serrana, e o quarto lugar no estado do Rio de Janeiro no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Com média 5.4 pontos, Teresópolis superou os estudos do MEC, que previam apenas para 2015 a nota 5.3 para o desempenho das escolas públicas municipais da cidade. A média nacional ficou em 4.6; a da região sudeste fechou em 5.3; e o estado do Rio de Janeiro tirou nota 4.7.Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn - Foto: Marco Esteves

De acordo com a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, este bom desempenho das escolas públicas municipais de Teresópolis é o reflexo de um trabalho feito desde o início de 2009.

“Fazemos um trabalho de formação continuada com nossos diretores e orientadores pedagógicos, além de grupos de estudos com os professores da rede. Como o MEC disponibiliza o material das avaliações anteriores do Ideb, nossos profissionais prepararam espécies de simulados para os alunos do município. Este estudo dirigido nos garantiu um bom desempenho”, explicou.

Cinco escolas municipais de Teresópolis ficaram no ranking das 100 melhores escolas do estado do Rio de Janeiro. No primeiro segmento (1º ao 5º ano), as melhores colocadas foram as escolas Maçom Lino Oroña Lema, Pastor Assis Cabral e Profª Alice Saldanha. Nas séries finais (6º ao 9º ano), a Escola Municipal Ginda Bloch e o Centro Educacional N. S. de Fátima também obtiveram uma pontuação que as destacou entre as melhores do estado.

A meta do Governo Federal é que em 2022 as escolas brasileiras alcancem nota seis, que é a média educacional dos países desenvolvidos. “A nota que os países desenvolvidos tiram em exames internacionais é seis e essa é a meta do MEC para o Brasil apenas para daqui a 12 anos. No entanto, três escolas do primeiro segmento superaram este número, alcançando as notas 6.4 (Lino Oroña) e 6.2 (Pastor Assis Cabral e Alice Saldanha). Temos muito o que comemorar, pois são desempenhos como os de Teresópolis que alavancam a média nacional”, comemorou o Prefeito Jorge Mario.

Apresentação dos índices

Na cerimônia de apresentação dos índices para os profissionais de educação e lideranças políticas (equipe de Governo e Vereadores) e empresariais, nesta terça-feira, 13, o Prefeito Jorge Mario agradeceu aos profissionais da Educação. “Ninguém atinge uma meta tão positiva quanto essa sem doar um pedaço de si. Estou aqui para mostrar a minha gratidão. Os recursos devem ser investidos com seriedade, potencialidade e comprometimento. Vocês são vitoriosos. Tenho certeza de que vamos avançar cada vez mais”, comentou o Prefeito Jorge Mario.

A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, entregou o prêmio para as cinco escolas que pontuaram melhor no IDEB. “Conseguimos uma nota acima da média geral do Estado e do país. É o resultado de muito trabalho e um orgulho imenso para as nossas escolas. Estamos muitos felizes e nossas crianças também. Agradeço pelo trabalho maravilhoso e empenho da nossa equipe”, comentou a Secretária.

A coordenadora do Ginda Bloch, Goreth Jardim, recebeu o prêmio pela escola e comentou sobre a felicidade dos índices: “Nós somos uma equipe muito unida e esta é uma conquista de todos. Sempre focamos nos melhores objetivos, estamos muito felizes”. Cristiane Corradini é orientadora pedagógica de duas escolas homenageadas, a Pastor Assis Cabral e Alice Saldanha. “Esse prêmio é o resultado do nosso compromisso. É mais do que uma recompensa. Os alunos estão muito empolgados. Nossas escolas atendem a comunidades carentes, e isso é uma prova de que não é preciso estar numa posição privilegiada para fazer diferença na educação”, comentou.

Sobre o Ideb

O Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O Índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui