Teresópolis toda na Internet

 

 

Formandas do Projeto Mulher Rural

Primeira turma formada, inscrições abertas

Secretária Norma Suely e as alunas do Projeto Mulher Rural - Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 15/07/2010 - Na última semana foi realizado, no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova, no 2º Distrito, o encerramento do curso de ervas medicinais do projeto de capacitação ‘Mulher Rural: Tempo de Viver’.

Trinta mulheres da zona rural participaram do curso que teve 40 horas aula, e ocorreu no Centro Interescolar de Agropecuária. A iniciativa é promovida gratuitamente pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo Federal, e tem o objetivo de fortalecer as mulheres da área rural de Teresópolis de forma a impulsionar iniciativas que permitam a sua autonomia econômica, considerando a gestão de gênero, bem como direcioná-las para o setor produtivo.Além de aprender sobre ervas medicinais, as alunas do Projeto Mulher Rural também participaram de oficinas de artesanato - Foto: Divulgação

Lançado pela Prefeitura de Teresópolis em maio deste ano, o projeto é direcionado a 150 mulheres rurais e oferece cinco cursos ao total. Além de ervas medicinais, há os cursos de Floricultura e Plantação Orgânica, Reciclagem de Lixo e Preservação Ambiental.

Os cursos partiram de convênio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, com a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo Federal, e são organizados pelo IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

O primeiro curso de capacitação foi o de ervas medicinais, que abordou temas como reconhecimento das plantas da região, princípios ativos e identificação de plantas tóxicas, entre outros. Visando a geração de renda, as alunas participaram de oficinas para aprender a fazer velas ornamentais, sachês e sabonetes de ervas medicinais. A química de produtos naturais, Maria da Paz Ferreira do Nascimento, que tem mestrado em ciências farmacêuticas, foi a instrutora do curso.

A Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher está com as inscrições abertas para os cursos de Plantação Orgânica, Floricultura, Reciclagem de Lixo e Preservação Ambiental, todos voltados para a mulher do campo. As interessadas devem se dirigir à Secretaria, que fica na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, Várzea, ou ligar para (21) 2643-4741. O próximo curso, plantação orgânica, terá início no dia 14 de julho e acontecerá às segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h, no Cia José Francisco Lippi, em Venda Nova.

A Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely, participou do encerramento e ressaltou o orgulho de concluir a primeira fase de um projeto que beneficia as mulheres do campo. “Esse segmento ficou esquecido e agora, com políticas públicas sérias e inclusivas, foi possível trazer qualificação da mão de obra para que essas mulheres possam ampliar seus conhecimentos e multiplicá-los em sua comunidade”, enfatizou a Secretária.

O encerramento contou com coquetel preparado pelas participantes do curso, exposição dos trabalhos e explanação da aluna Márcia Helena Ribeiro, moradora da Serrinha. “O curso foi excelente, superou as expectativas porque além de aprendermos sobre ervas medicinais, também contribuiu para aumentar a nossa autoestima, nos incentivando e, mostrando que somos capazes de ajudar na renda da família. Além disso, a interação entre as mulheres foi ótima”, frisou Márcia.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui