Teresópolis toda na Internet

 

 

Sucesso no 6° Cultura de Raiz

Público compareceu em bom número

O grupo Encantos e Batuques encerrou a manhã de festa - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 08/07/2010 - A manhã do domingo, 4 de julho, foi mais do que movimentada na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) por conta do 6º Encontro de Cultura de Raiz.

Promovido pela Secretaria de Cultura e desta vez integrando os festejos comemorativos pelos 119 anos de Teresópolis, o evento reuniu diversos artistas, que animaram o público com muita música, verso e prosa, utilizando os mais variados instrumentos.

Em um ambiente descontraído, o programa de auditório com cenário de cozinha de roça teve o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig.

Adão Curió da Viola se apresentou no 6º Cultura de Raiz - Foto: Cláudio FurtadoEntre as apresentações, destaque para Clotilde Soares de Souza, que abriu o evento com ‘Sonho de um caminhoneiro’, e para os alunos do professor de violão Jorge Péculas, que apresentaram duas peças: ‘Alegria, alegria’, de Caetano Veloso, e ‘Feio não é bonito’, de Carlos Lyra.

“Esta edição do Cultura de Raiz foi especial por representar uma das contribuições da Secretaria de Cultura para o calendário festivo pelos 119 anos de Teresópolis, assim como o Circuito da Memória. Tivemos uma manhã de casa cheia, com muita música de raiz, resgatando e valorizando os artistas populares de Teresópolis, além, é claro, de animar de divertir o grande público que nos prestigiou”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O cantor Mario do Violão, fazendo sua estreia no programa - Foto: Cláudio FurtadoEstreando no Cultura de Raiz, Silvio José encantou o público com ‘Colhendo valsa’ e ‘À distância’. “Este projeto é maravilhoso, só merece aplausos. Agradeço muito à Secretaria de Cultura pela oportunidade”, comentou. Destaque também para a participação de Carmem Bartoly que, acompanhada de Alair de Almeida e Alexandre Guichard, encantou com ‘Ave Maria no Morro’, de Herivelto Martins.

Levi Dias foi outro que também chamou atenção com ‘Sons de carrilhões’, de João Pernambuco. “Este programa oferece uma grande oportunidade única aos músicos. Que a Secretaria de Cultura dê continuidade a este movimento, para que, a cada edição, surjam mais e mais artistas”, elogiou.

Um dos momentos especiais foi a atuação dos próprios funcionários da Casa de Cultura, que cantaram em homenagem ao funcionário Carlos Gomes, carinhosamente conhecido como ‘Seu Carlinhos’, que acaba de se aposentar. Em tempo de festa julina, a música de quadrilha e o forró também foram lembrados pelos sanfoneiros ‘Seu’ Timbira e José Lopes, que cantaram acompanhados de Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo e Jacaré, animando a plateia.

Convidado especial, Alcir Passos agradou em cheio com canções de MPB, assim como a Banda Sobretudo, que agitou o público com músicas de Alceu Valença e Zé Ramalho. Charles Anjo emocionou ao cantar ‘Romaria’. E, encerrando a festa, o Grupo Encantos e Batuques - que surgiu a partir do próprio Cultura de Raiz -, apresentando números de congada, baião de princesa e de folclore do Jequitinhonha.

Além das apresentações musicais, na área externa da Casa de Cultura, participação especial da Feira Agroecológica e das artesãs do Espaço Mulher, que montaram estandes onde o público encontrou peças de artesanato em tricô, crochê, fuxico, pintura em tecido, bambu, cerâmica, além do famoso suco ecológico e tapiocas.

Participantes

Participaram do 6º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Clotilde Soares de Souza, Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Jorge Péculas, Giovana, Leandro Queiroz, Regina Franco, Alvaro Teixeira, Alair de Almeida, Sílvio José, Francisco Corino, Antônio Ceará, Carmem Bartoly, Alexandre Guichard, Vera Boccard, Levi Dias, Amado Rodrigues, ‘Seu’ Timbira, Jacaré, Tião do Triângulo, Genaro da Zabumba, Zé Luis, José Lopes, Roberto Müller, Banda Sobretudo (Luciano, Lino, Tito, Tatiana, Pâmela e Rodrigão), Regina Lima, Dulcy Delgado, Ayrton Rebello, Gisele Rosini, Patrícia Araújo, ‘Seu’ Carlinhos, Alcir Passos, Crésio da Vila, Deucesílio, Daniel Vieira, Ederlívio Junior, Mário do Violão, Charles Anjo e Grupo Encantos e Batuques (Gabriel, Sabá, Bulo Fialho, Sereno, Andréa Sant’Anna, Ivson Lins, Mônica, Morena, Débora, Paula Fialho, Rovena e Vera Luz).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui