Teresópolis toda na Internet

 

 

Tomógrafo móvel até sábado

190 exames já foram feitos

Teresópolis, 08/07/2010 - O tomógrafo móvel do Governo do Estado está de volta a Teresópolis. O atendimento começou na semana passada e vai até sábado, 10 de julho, com a realização de exames de tomografia computadorizada no pátio da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. Na primeira semana, foram realizados 190 exames. O serviço foi viabilizado em função da parceria entre os governos municipal e estadual e funciona, de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.

Os exames podem ser agendados na Secretaria de Saúde, na Rua Julio Rosa, 366, das 8h às 12h e de 13h às 17h.

O paciente deve levar xerox dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência em seu nome e do cartão do SUS (se tiver). Moradores do Carmo, Sumidouro, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto também podem realizar o exame, basta se dirigir à Secretaria de Saúde de sua cidade e se informar sobre o atendimento.

A dona de casa Juliana da Silva Alves é moradora do Carmo e veio a Teresópolis especialmente para fazer a tomografia. “Sinto muita dor de cabeça e o médico pediu esse exame. Estava esperando desde abril. Que bom que agora vou continuar o tratamento com o embasamento da tomografia”, contou Juliana Alves. Luciana Pinheiro Ferreira, de 33 anos, também mora no Carmo e aguardava para realizar o exame há dois meses. “Quando o pessoal da Secretaria de Saúde me ligou fiquei aliviada por saber que vou fazer a tomografia”, disse a dona de casa. Já o morador do bairro São Pedro, Sérgio Caetano, estava preocupado com a filha Maria Eduarda, de oito anos. “Ela precisava desse exame o mais rápido possível. Ainda bem que conseguimos marcar para hoje”, afirmou o pai na última quinta-feira.

O Prefeito Jorge Mario acredita que o retorno do tomógrafo móvel à cidade confirma a parceria e o bom relacionamento existente entre os governos municipal e estadual. Para Maurílio Schiavo, Secretário Municipal de Saúde, foi de extrema importância a parceria entre os governos para trazer o serviço móvel de tomografia computadorizada para a cidade, pois colocará em dia os exames de tomografia computadorizada e ainda atende às cidades vizinhas.

O tomógrafo é operado por médicos radiologistas e funciona com gerador ou eletricidade externa, com capacidade para operar de 8 a 9 horas por dia. O equipamento ainda conta com dois aparelhos de ar condicionado, um elevador para macas ou cadeira de rodas e um vestiário para o paciente. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil investiu cerca de R$ 3 milhões na criação do serviço.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui