Teresópolis toda na Internet

 

 

HCT passa por modificações

Redução de leitos para o SUSNovo prédio do HCTCO

Teresópolis, 08/07/2010 - Com a nova contratualização de seus serviços para o Serviço Único de Saúde (SUS), o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) está podendo redefinir seu modelo de operação na área assistencial.

A inserção de uma turma de 80 alunos de Medicina no estágio de internato no Hospital Federal de Bonsucesso cria novas condições para uma mudança também na área educacional. Nos dois casos, a liberação de espaço causada pela redução do número de leitos no HCTCO solicitada pelo gestor municipal possibilitou a ampliação dos ambientes destinados ao trabalho dos internos, de seus preceptores e supervisores.

Para fazer frente às novas demandas, está sendo elaborado um plano diretor para o Hospital, que inclui um projeto de arquitetura e engenharia e outro de informática, visando ao aprimoramento das instalações. No caso dos ambulatórios, a solução foi mais radical: eles serão instalados em um quinto campus do UNIFESO, em um prédio novo, próximo ao centro da cidade e também do maior bairro popular de Teresópolis.

Sob nova direção

A diretoria do Hospital também foi renovada para essa nova etapa de sua história. No dia 6 de abril a professora Rosane Rodrigues Costa, até então Diretora de Integração Ensino-Assistência, assumiu a Diretoria Geral, e no dia 19 de maio tomou posse na Diretoria de Integração o professor Jose Eduardo da Costa Gircys, ex-aluno do UNIFESO, e que também coordena o Internato Médico do curso de Medicina.

História

O HCTCO foi inaugurado em 1970, e dois anos depois firmou-se convênio entre a Prefeitura de Teresópolis e a FESO com o objetivo de atender as necessidades da população.

“Ao longo dos anos o HCTCO vem crescendo e aprimorando a qualidade de seu atendimento em termos de estrutura, tecnologia instalada e qualificação de seus profissionais, e hoje é reconhecido como hospital de referência para diversos municípios. Como hospital de ensino e credenciado pelo SUS, é uma instituição que presta assistência à saúde da população, desenvolve atividades de capacitação de recursos humanos e serve de campo para a prática de atividades curriculares, constituindo um importante cenário de prática para os estudantes dos cursos da área de Saúde”, diz a professora Rosane Costa.

São oferecidos à população, com alta qualidade, os serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Unidade Intermediária Neonatal e Centro de Tratamento Intensivo de Adultos. O hospital conta ainda com ambulatórios especializados e serviços de apoio diagnóstico, realizando procedimentos de média e alta complexidade e é referência nas áreas de Traumatologia, Oftalmologia e Terapia Renal Substitutiva.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui