Teresópolis toda na Internet

 

 

Um ano do Parque Natural Municipal

Trilha e plantio marcam a data

Teresópolis, 01/07/2010 - Inaugurado em 6 de julho do ano passado, pelo Prefeito Jorge Mario e o então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está completando um ano. Considerada a maior unidade de conservação municipal do Estado do Rio de Janeiro, com 4.397 hectares ambientalmente protegidos, o Parque preserva uma área de grande beleza cênica, tendo como um dos principais atrativos a Pedra da Tartaruga.

A programação de aniversário, que integra o calendário de eventos pelos 119 anos de Teresópolis, acontece no dia 8 de julho, com a inauguração do acesso da Trilha da Tartaruga, pela manhã, e que dá acesso ao cume da Pedra da Tartaruga.

Também serão apresentados programas e projetos desenvolvidos pela equipe técnica da unidade de conservação. À tarde, haverá plantio de mudas nativas da Mata Atlântica nas áreas degradadas, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Com a criação do Parque Municipal em 2009, Teresópolis ganhou um dos maiores presentes de sua história em prol da preservação e proteção da Mata Atlântica. E ao completar o seu 119º aniversário, o município também comemora um ano de existência desta importante unidade de conservação, fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e das gerações futuras”, festeja o Prefeito Jorge Mario.

O Prefeito informa que o Governo Municipal teve aprovado um projeto no valor de R$ 1,3 milhão, junto ao Governo do Estado, para a aquisição de veículos, a conclusão do Plano de Manejo e a compra de uma propriedade, na localidade de Santa Rita, no interior do município, para a instalação da sede do Parque Municipal. Os recursos começarão a ser investidos a partir de setembro.

“O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem dez funcionários, que fortalecem as ações de fiscalização. Eles fazem manutenção de trilhas, orientam a população do entorno sobre a importância de preservar a unidade de conservação e atuam na prevenção de incêndios florestais. A população está convidada a conhecer o Parque Municipal e a participar das atividades em comemoração ao primeiro ano de criação. O acesso principal fica localizado no bairro da Posse”, convida o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.

Localizado numa área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e reunindo várias nascentes, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis abrange as proximidades dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro.

Com a criação do Parque, o Prefeito Jorge Mario atende a uma das diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis. Este documento estabelece, entre outros objetivos, que o município deve valorizar e preservar os recursos naturais, a qualidade ambiental e a paisagem. A criação desta unidade de conservação da natureza é um dos caminhos para alcançar as metas previstas no Plano Diretor.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui