Teresópolis toda na Internet

 

 

Prevenção Odontológica Infantil

Programa implementado na Casa de Saúde

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 01/07/2010 - Atendimento odontológico para gestantes e bebês de até dois anos de idade. Esse é o foco do Programa de Prevenção Odontológica Mamãe Bebê, da Secretaria Municipal de Saúde, que tem 627 pacientes cadastrados até o momento. Mas a iniciativa também atende crianças com idade superior a dois anos, orienta e encaminha os pais sobre o assunto. O programa funciona no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.

No programa, as gestantes são orientadas sobre a importância de hábitos e alimentação saudáveis desde o início da gravidez. As mães também aprendem sobre como fazer a higiene bucal do bebê corretamente.

Visto que mesmo antes do nascimento dos dentes já é preciso ter cuidados para que a dentição nasça saudável, evitando também outros tipos de problemas, busca-se divulgar a iniciativa para o maior número possível de mães. Assim, todas as grávidas que realizam o pré-natal no Centro Materno Infantil (CMI) são encaminhadas para o serviço. As mães que fazem o acompanhamento da gestação em outros locais ficam cientes da ação ao levarem seu filho para o teste do pezinho, realizado no CMI.

“Essa iniciativa está inserida no projeto de melhoria do atendimento de saúde oral do município. Os profissionais envolvidos nesse programa têm realizado um excelente trabalho, contribuindo para a melhoria da saúde bucal dos pacientes”, enfatizou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

Antes do atendimento odontológico, as mães passam por uma palestra sobre alimentação saudável, noções de higiene, desenvolvimento das funções mastigatórias, malefícios de alguns hábitos viciosos, como chupar dedo e chupeta, além da importância da amamentação. “A palestra é pré-requisito para o atendimento odontológico, que é preventivo, com a limpeza das gengivas antes do nascimento dos dentes, técnicas de escovação e aplicação de flúor. A mãe é orientada na prática, ou seja, aprende realizando a tarefa de limpeza e escovação. São feitas também obturações que não necessitam do uso do motor”, pontuou Dr. Joel da Conceição Dalis, Coordenador do Departamento de Odontologia do Município, lembrando que a limpeza das gengivas é importante porque evita o acúmulo de bactérias e o surgimento de doenças, como amigdalites, que é a inflamação das amígdalas. Além disso, a criança se habitua desde cedo a cuidar da higiene bucal. Os pacientes devem retornar de três em três meses para uma revisão, ou em período menor, se necessário.

Os pacientes, gestantes e bebês, também recebem dicas de nutrição. “Orientamos as gestantes a optarem por alimentos saudáveis, pois os seus hábitos são transmitidos para o bebê desde a gravidez. Essa indicação continua após o nascimento, pois o leite materno também absorve nutrientes dos alimentos ingeridos pela mãe. Além de contribuir para evitar o aparecimento de cáries. Geralmente, a amamentação exclusiva acontece até os seis meses. A partir deste momento, a mãe deve oferecer alimentos saudáveis para a criança, o que ajuda a prevenir a obesidade infantil e o surgimento de cáries”, destacou a nutricionista Cleoneide Tavares.

Drª Luciana Mantovani, dentista responsável pelo atendimento, frisou que o objetivo do Departamento de Odontologia. “A nossa meta é alcançar o índice zero de ocorrência de cáries e de doenças bucais, como acontece com iniciativas semelhantes em cidades do Sul do país”.

O programa conta com quatro dentistas residentes da Unifeso, que também integram os PSFs (Programa de Saúde da Família) do município. “Nós acompanhamos as crianças desde o nascimento e buscamos transmitir para as mães a importância do papel delas como cuidadoras desses bebês. Ajudamos os pais a se conscientizarem sobre a relevância da prevenção”, ressaltou o dentista residente Walmir Rodrigues.

Apesar de ser focada nas mães e seus bebês, a iniciativa se preocupa com toda a família. Os filhos maiores de dois anos também são atendidos e os adultos são encaminhados para o Centro Odontológico Djalma Monteiro (CODM), como explica Dr. Joel. “Temos uma visão holística, ampla, na qual verificamos não só a questão odontológica das mães e dos seus bebês, mas também dos irmãos mais velhos e dos pais. Quando necessário, as crianças são encaminhadas para o atendimento com odontopediatra nos postos de saúde e no CODM”.

Dr. Joel ressaltou ainda outros programas implementados pelo Departamento de Odontologia como o tratamento endodôntico (tratamento de canal) realizado no Centro Odontológico Mario Strucchi (CEMUSA) e os mutirões de cirurgias e diagnóstico de lesões orais, realizados no CODM. Lá são realizados diversos procedimentos cirúrgicos como extrações mais complicadas, diagnóstico e, ou remoções de tumores e lesões bucais e biópsias.

O Programa de Prevenção Odontológica Mamãe Bebê funciona no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde N. S. de Fátima. O atendimento é feito às quintas-feiras, das 8h às 17h. O telefone para mais informações (21) 2742-7940.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui