Teresópolis toda na Internet

 

 

6ª edição do 'Prefeito nos Bairros'

Regiões 6 e 8 foram atendidas

Prefeito Jorge Mario recebe representantes de diversas associações de moradores - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 29/06/2010 - O Prefeito Jorge Mario e seus secretários estiveram, no último sábado, 26 de junho, na Escola Municipal Helena de Paula Tavares, em Fátima, em mais uma edição do projeto ‘Prefeito nos Bairros’, para conversar com os moradores das Regiões 6 e 8 do Orçamento Participativo: Barroso, Santa Cecília, Fátima, Araras, Ingá, Iucas, Alto, Comary, Caxangá, Jardim Cascata, Cascata dos Amores, Soberbo, Taumaturgo e Granja Guarani. Prestigiaram a 6ª edição do projeto o Deputado Estadual Christino Áureo e os Vereadores Cleyton Valentim, Marcelo Oliveira e Mandinho.

O Prefeito Jorge Mario recebeu integrantes do Conselho da Escola Municipal Professor Sylvio Amaral dos Santos, localizada na Granja Guarani, que pediram informações sobre o andamento da obra de ampliação da unidade de ensino.

Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, atende moradores - Foto: Marco EstevesA ampliação é uma solicitação do Orçamento Participativo e está em processo de licitação. Representantes das Associações de Moradores de diversos bairros também foram recebidos pelo Prefeito e puderam expor as necessidades de suas comunidades. “Entre os pedidos do meu bairro estão a revitalização da praça, iluminação pública para algumas servidões, novas linhas de ônibus e asfaltamento”, pontuou Jorge Cotoman, pres. da Associação de Moradores de Santa Cecília.

“Chegamos à sexta edição e o sucesso desse projeto se deve ao fato de a população ter a certeza de que o governo está próximo dela, no seu bairro. Com esse projeto possibilitamos que os moradores tenham fácil acesso ao Prefeito e aos secretários. Ir aos bairros nos permite verificar pessoalmente as necessidades das pessoas, identificar suas demandas e ver também em que o governo acertou”, avaliou o Prefeito Jorge Mario.

Demandas da população

As Secretárias de Obras e Serviços Públicos, Governo e Segurança Pública foram as mais procuradas nesta edição do ‘Prefeito nos Bairros’. Luiz Renato Cavalcante, morador da Rua Estado da Guanabara, em Araras, levou duas reivindicações: a instalação de postes de iluminação pública na lateral da praça que fica em frente à Escola Helena de Paula Tavares e a construção de uma passarela na altura da Praça Juscelino Kubitschek. “Melhorar a iluminação na praça em frente à escola e construir uma passarela na altura da Casa de Cultura são ações importantes para a segurança dos moradores, motoristas e crianças que frequentam esses locais”, explicou o engenheiro. Liliane Costa concorda. “A Prefeitura deveria fazer algum tipo de obra na altura da Casa de Cultura que iniba os motoristas a andarem em alta velocidade. É um local onde há muitas crianças circulando”, enfatizou a professora. A Secretaria de Segurança Pública informou que o local será contemplado com a instalação de uma lombada eletrônica, projeto da Prefeitura em processo de licitação.

Neida Pureza, moradora da Granja Guarani, que solicitou iluminação pública para sua rua, elogiou a ação. “Eu não imaginava um projeto de governo tão bom como este. Espero ter sucesso nos pedidos que fiz”, comentou. Neuza Maria da Silva também é moradora da Granja Guarani e fez questão de participar do projeto. “Essa é uma chance que não podemos deixar passar. Estou aqui para pedir melhorias para nosso bairro, como o calçamento de algumas ruas e servidões”, enfatizou a dona de casa. De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa, a pavimentação de vias e a canalização de esgoto foram as principais solicitações desta edição.

“Recebemos pedidos para asfaltar ruas e realizar serviços de esgoto, entre outras demandas. Estamos reformulando a Secretaria e para isso, a partir do dia 7 de julho, a Operação Cidade Bela começa a funcionar. A operação consiste na reestruturação da área de serviços públicos do município, através da contratação de 200 novos funcionários – através da Operação Trabalho, e a aquisição de novos equipamentos e veículos. O objetivo do programa é realizar um grande choque de gestão, apresentando a transformação do quadro atual”, afirmou o Secretário.

Cidadania

Atendimento odontológico gratuito é um dos serviços prestados à população no ‘Prefeito nos Bairros’ - Foto: Marco EstevesOs moradores contaram também com requerimento de vários documentos. O serviço foi garantido através da parceria firmada entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado, que disponibilizou funcionários da Fundação Leão XIII para fazer a solicitação de diversos documentos.

Medição de pressão arterial, teste de glicemia – índice de açúcar no sangue - e atendimento odontológico foram outros serviços à disposição do público. “Esse projeto é muito bom porque além de poder falar com o Prefeito e com os Secretários, a gente tem acesso a atendimento gratuito do dentista sem sair do bairro. Trouxe meu filho para uma verificar se está tudo certo com ele e aplicar flúor”, comentou a professora Mônica Oliveira, moradora da Vila Santo Antônio. A diversão da criançada ficou por conta da cama elástica e piscina inflável montadas no local.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui