Teresópolis toda na Internet

 

 

Congresso dos Jornais do Interior

Evento reuniu 300 profissionais em Teresópolis

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 29/06/2010 -  O Prefeito Jorge Mario participou da abertura do XIII Congresso da Adjori-RJ (Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro), na última sexta, 25. Fundada em 1981, a Adjori-RJ trabalha pela profissionalização dos jornais, organizando seminários e congressos sobre a dinâmica operacional dos veículos, e também defende os interesses de seus associados.

Com parceria do Governo do Estado, da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e da Prefeitura de Teresópolis, o Congresso reuniu cerca de 200 participantes de mais de 30 municípios. O evento contou ainda com a presença de várias autoridades, como o Deputado Federal Hugo Leal e os Deputados Estaduais Christino Áureo e Wagner Montes.

Prefeito Jorge Mario (de pé) na abertura do XIII Congresso da Adjori-RJ - Foto: Marco EstevesO Prefeito Jorge Mario deu boas-vindas aos congressistas, desejando sucesso ao evento. “Teresópolis está de braços abertos, pois entendemos a importância e a força da imprensa e deste evento. Os jornais locais são decisivos para a conscientização e a formação de opinião da população”, enalteceu.

O Secretário Municipal de Governo, José Alexandre Almeida, fez questão de destacar o interesse da Prefeitura em colaborar com a realização do Congresso da Adjori-RJ em Teresópolis. “O Prefeito Jorge Mario demonstrou interesse em que Teresópolis sediasse um evento desse porte por reconhecer a importância e a força da Adjori-RJ e dos jornais do interior, e pela projeção que o município teria na mídia”.

Participando do Congresso da Adjori-RJ em Teresópolis: Miguel Ângelo Gobbi (Adjori Brasil), Jourdan Amora (Jornal A Tribuna/Niterói), Paulo César Caldeira (Adjori-RJ) e Carlos Meritello (Jornal Bate Papo/Duque de Caxias) - Foto: Marco EstevesElogiando o fato de o Prefeito Jorge Mario ter recebido o Prêmio Prefeito Empreendedor 2010, entregue pelo SEBRAE, o Presidente da Adjori-RJ, jornalista Paulo César Caldeira, agradeceu todo o apoio recebido da Prefeitura para a realização, em Teresópolis, do Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior.

“A Prefeitura de Teresópolis deu um suporte que jamais poderia acreditar que pudéssemos ter para a realização desse evento, que marca a reestruturação da nossa Associação, depois de dez anos de atividades praticamente paralisadas. 2011 será o ano da Adjori-RJ, e quero dedicar esse ano ao Prefeito Jorge Mario. Que ele alcance todo o sucesso na administração pública”, enalteceu Caldeira.

Fortalecimento dos jornais do interior

Realizado no último fim de semana e reunindo diretores de jornais de mais de 30 municípios do interior fluminense em Teresópolis, o XIII Congresso da Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro abordou vários temas. Entre eles, Legislação Eleitoral, Lei Ficha Limpa, Redes Sociais e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui a exigência do diploma de curso superior para exercer a profissão de jornalista. Na busca do aperfeiçoamento da mídia impressa, também foram realizados workshops para discutir a realidade das diferentes redações de jornais no Estado.

Participando do congresso, o Presidente da Adjori Brasil, Miguel Ângelo Gobbi, que preside ainda a Adjori de Santa Catarina, ressaltou a importância da realização do evento para o fortalecimento dos jornais do interior fluminense. “As notícias da comunidade são destacadas pelos jornais locais, que estão se profissionalizando e abrindo espaço para a defesa dos seus negócios. Daí a importância de um congresso como este”.

Para Laércio Ventura, Diretor do Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo, e um dos fundadores da Adjori-RJ, o Congresso em Teresópolis teve a importante missão de fortalecer a Associação de Diretores de Jornais do Interior. “Além de trazer para Teresópolis toda a força dos jornais do interior, esse congresso vem rejuvenescer o movimento da Adjori, que esteve paralisada nos últimos tempos. O sucesso do congresso comprova o sucesso da Adjori-RJ e do Prefeito Jorge Mario, que deu todo o apoio para a realização do evento”.

Outro fundador da Adjori-RJ, o jornalista Jourdan Amora, diretor do Jornal A Tribuna, de Niterói, também marcou presença. “O Congresso é um importante momento de troca de idéias e de confraternização. Esse movimento permite que os jornais do interior conquistem seu espaço no cenário nacional, enfrentando o monopólio da comunicação e mostrando a grandeza da imprensa do interior”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui