Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis vai ao Ministério da Cultura

Reunião Regional para elaboração de planos

A reunião foi realizada no Palácio Gustavo Capanema, sede regional do Ministério da Cultura - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 24/06/2010 -   O Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e a gestora pública cultural Cleo Jordão estiveram nesta terça-feira, 22 de junho, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, sede regional do Ministério da Cultura (MinC). Em pauta, a implementação do Sistema Nacional de Cultura nos municípios, incluindo a elaboração e o funcionamento do Plano e do Fundo Municipal de Cultura.

Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o professor Adair Rocha destacou a importância da reunião. “Estamos aqui para tirar dúvidas, criar um processo mais livre, mais próximo, e auxiliar no que for preciso para a elaboração dos planos de cada município.

O Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e a gestora pública Cleo Jordão - Foto: Cláudio FurtadoO intuito do Ministério da Cultura é apoiar este grande fortalecimento cultural que já está acontecendo, através de políticas públicas sólidas. Nacionalmente, já está se descobrindo a importância da cultura, que terá muitos ganhos com a implementação do Sistema Nacional de Cultura”, comentou.

O encontro reuniu secretários de cultura e gestores públicos de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Macuco, Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Cantagalo, Niterói, São Gonçalo, São José do Vale do Rio Preto e Cordeiro, que expuseram suas experiências e trocaram ideias. Também esteve presente a chefe de Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo.

Representando Teresópolis, o Subsecretário Ronaldo Fialho apresentou o atual quadro cultural do município, focado na facilitação do acesso da população às atividades culturais, conforme orientação do Governo Jorge Mario. “Saímos da cultura de festinhas para o desenvolvimento de projetos realmente culturais, como o Cultura nos Bairros e o Cultura de Raiz, que nos possibilitam extrair um resultado satisfatório. Recebemos recursos do Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro) para ambos os projetos, o que prova que este é o caminho. Mesmo com poucas possibilidades, estamos avançando. E, com o auxílio do Ministério da Cultura, conseguiremos progredir de forma sustentável”, destacou Ronaldo Fialho.

Como resultado do encontro, ficou definido que oficinas de políticas públicas serão realizadas objetivando a capacitação dos gestores para a elaboração do Plano e do Fundo Municipal de Cultura, entre outros elementos que formam o Sistema Nacional de Cultura. O local e a data desta oficina serão definidos por uma comissão formada pelos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Cordeiro, representando toda a Região Serrana, São Gonçalo e Niterói.

Também ficou definido que o MinC realizará uma reunião com os prefeitos visando a conscientização a respeito da importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura e de sua efetiva participação. “Esses encontros nos permitem estreitar ainda mais o relacionamento com o Ministério da Cultura. Hoje, seus representantes não só conhecem Teresópolis, como também o trabalho cultural realizado na cidade. Esta ótima relação abre portas para a nossa cidade, dando visibilidade ao município e permitindo cada vez mais sua inclusão em importantes projetos e programas do Governo Federal”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui