Teresópolis toda na Internet

 

 

Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

Prefeitura finaliza 'Teresópolis 2020'

Teresópolis, 24/06/2010 -   Realizada nesta última terça, 22, uma plenária para definir os ajustes finais para a conclusão do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Teresópolis 2020.

Trata-se de iniciativa do Governo Municipal que prevê o estabelecimento de metas e diretrizes, definidas em conjunto entre Poder Público Municipal e sociedade organizada, e que tem como meta o desenvolvimento econômico sustentável do município pelos próximos dez anos. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a plenária contou com a participação do Prefeito Jorge Mario e sua equipe de governo, além de técnicos do SEBRAE/RJ, que prestaram consultoria e disponibilizaram metodologias para a elaboração do planejamento.

“Estamos trabalhando pela transformação e o desenvolvimento econômico do município com foco no estímulo às micro e pequenas empresas, verdadeiras potências que impulsionam a nossa economia e que são responsáveis pela geração expressiva de empregos”, destacou o Prefeito Jorge Mario. “O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Teresópolis 2020 – é um legado que nosso governo deixará para a cidade. Estamos elencando ações estratégicas para potencializar o desenvolvimento econômico sustentável de Teresópolis”, frisou o Prefeito.

O plano tem cerca de 40 ações estratégicas, com prazos definidos de execução, para que Teresópolis aumente a sua capacidade de captar recursos, gerar empregos e melhorar a distribuição de renda. Todas as iniciativas seguem as orientações do Plano Diretor e priorizam cinco áreas de atuação: 1 - turismo e suas ramificações; 2 - indústria (tecnologia da informação e comunicação, confecção, bijuterias, movelaria e bebidas); 3 - serviços (call center, profissionais liberais, pet shop, construção civil e salões de beleza); 4 - comércio (gastronomia, empresas constituídas, Feirinha de Teresópolis, Espaço Mulher e Mercado Popular); 5 - agricultura (orgânicos, agricultura familiar e agroindústria).

“Praticamente 90% das ações estão concluídas. Estamos finalizando os últimos acertos, acrescentando ações estratégicas nos setores de artesanato e serviços. Prefeitura, SEBRAE/RJ e os empresários da cidade trabalham unidos neste planejamento”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje.

Os projetos foram elaborados durante dois meses de oficinas de planejamento estratégico, de acordo com as demandas apontadas por representantes dos principais segmentos econômicos do município. Será realizada nova oficina, no dia 15 de julho, para finalizar o plano de desenvolvimento econômico sustentável de Teresópolis. A execução de todas as ações será acompanhada e terá consultoria dos técnicos do SEBRAE/RJ, que colaboraram na elaboração do documento.

“O SEBRAE colocou uma equipe à disposição da Prefeitura de Teresópolis, com foco no desenvolvimento econômico a partir do estímulo às micro e pequenas empresas. Acreditamos que podemos fazer um País mais justo, com menos desigualdades e mais qualidade de vida para todos a partir do apoio aos pequenos empreendedores”, comentou o Gerente de Área Antonio Batista Ribeiro, do SEBRAE/RJ.

O SEBRAE/RJ está disponibilizando gratuitamente para a Prefeitura de Teresópolis o modelo de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR). É uma ferramenta que permite a coordenação, sistematização e atualização de informações em tempo real. Teresópolis é o único município do Estado do Rio de Janeiro a contar com este sistema, que dá transparência à aplicação de recursos orçamentários, produz indicadores consistentes sobre o andamento dos projetos e os impactos que produzem nas comunidades e regiões onde estão inseridos.

“Temos o maior interesse nessa ferramenta, que poderemos adequar às necessidades da Prefeitura e que poderá promover uma sinergia com projetos de interesse da população. Enfim, é um sistema fundamental para o gestor público”, avaliou o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida.

O presidente da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Henrique Carregal, está confiante no sucesso do planejamento estratégico. “Construímos um documento bem planejado, com ações que vão resultar em melhorias para todos os segmentos econômicos do município. Nossa função é continuar colaborando para atingir os objetivos”, opinou.

“A colaboração de todos é fundamental para o sucesso desse trabalho conjunto. É através dessa união que vamos atingir os resultados pretendidos, com o suporte e o acompanhamento do SEBRAE”, concluiu a Gerente Regional do SEBRAE, Jaqueline Baptista.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui