Teresópolis toda na Internet

 

 

Artigos do Unifeso em revista

Alunos comemoram publicações

Teresópolis, 23/06/2010 -  Se para você falar de lesões escamosas intra-epiteliais de baixo grau é falar grego, para os estudantes Záfia Rangel, Juliana Toledo, James Queiroz, Salatiel Sartori, Vinicius Mota, Antônio Carlos Costa, Gabriela Vasconcelos, Luiza Cruz e Raquel Maciel, do sétimo período do curso de Medicina do UNIFESO, este é um assunto bastante familiar.

Como aquisição de competência para o Eixo de Construção de Conhecimento, o grupo apresentou o trabalho “Lesões intra-epiteliais de baixo grau: conduta em adolescentes e adultas”. Esta atividade é desenvolvida durante cada período do curso com o objetivo de aproximar o aluno da metodologia científica, estimulando-o a desenvolver trabalhos de qualidade que podem ser apresentados em fóruns, congressos ou publicados em jornais científicos.

Orientado pela professora Denise Leite Maia Monteiro, da disciplina Obstetrícia e Ginecologia do curso de Medicina, doutora em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF), o trabalho foi subdivido em dois artigos: o primeiro, com o título “Lesões intra-epiteliais de baixo grau e atipiais celulares escamosas de significado indeterminado: conduta em adolescentes” ficou com os alunos Antônio Carlos, Gabriela, Luiza e Raquel; o segundo, “Lesões escamosas intra-epiteliais de baixo grau: conduta em mulheres adultas”, com Záfia, Juliana, James, Salatiel e Vinicius. Os grupos apresentaram os resultados durante o VI Fórum do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em 2009.

O sucesso da pesquisa foi tanto que os dois artigos foram selecionados para publicação na Revista Femina, da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), nos meses de junho e julho, respectivamente. Voltada para estudos de atualização e de observação clínica, Femina abrange assuntos como aleitamento materno, mioma uterino, métodos anticoncepcionais, tratamento cirúrgico da infertilidade feminina e do câncer de mama, mortalidade materna, sexologia, herpes gestacional, pele e gravidez, epilepsia e gravidez, pólipo do útero, entre outros assuntos.

Para a professora Denise Monteiro, tão importante quanto a conquista pessoal dos alunos é o significado que as publicações têm para a apresentação futura do currículo. “A produção científica está ganhando cada vez mais espaço e importância para o aluno. Ter uma publicação aceita é mais um ponto para este grupo que, além do enriquecimento de aprendizado em pesquisa, tem uma qualificação a mais para a prova de residência”, ressalta Denise.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui